Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Rio 2016

Santa Cruz prepara-se para o revezamento da tocha olímpica

Em uma reunião na manhã desta terça-feira, 5, nas dependências da Secretaria Municipal de Segurança, Cidadania, Relações Comunitárias e Esporte, foi definida a força-tarefa encarregada de cuidar de todos os detalhes do revezamento da tocha olímpica no município. Santa Cruz do Sul é uma das 300 cidades do Brasil escolhidas para participar do ato que antecede os Jogos Olímpicos 2016.

Na próxima terça-feira, dia 12, será realizada a última visita técnica do comitê organizador, quando integrantes da Rio 2016 virão ao município tratar de detalhes relacionados ao trajeto do revezamento, infraestrutura, trânsito, segurança e outros aspectos. O percurso já está definido, com largada defronte ao Parque da Oktoberfest, na avenida Galvão Costa, e chegada na Ramiro Barcelos, na Praça Getúlio Vargas, onde ocorrerá o show de encerramento.

Serão aproximadamente 4 quilômetros de percurso, onde a cada 200 metros um condutor levará a tocha olímpica. Da Galvão Costa o trajeto seguirá pela Tenente Coronel Brito até a Senador Pinheiro Machado, ingressando na Marechal Floriano até a Borges de Medeiros e entrando na Marechal Deodoro até o final do percurso. Na metade do trajeto uma breve cerimônia terá como palco a Praça da Bandeira, onde serão esperadas centenas de pessoas para acompanhar a celebração, que terá transmissão mundial pelas redes de televisão.

Publicidade

O revezamento da tocha olímpica faz parte da cerimônia de abertura dos jogos olímpicos e Inicia cerca de 90 dias antes da solenidade oficial, marcada para o dia 5 de agosto, no Estádio do Maracanã. Cobre os 26 estados do Brasil e mais o Distrito Federal, envolvendo 12 mil condutores, ao longo de 20 mil quilômetros. Em Santa Cruz do Sul está previsto para a primeira semana de julho, em dia e horário a serem definidos pela organização.

A comitiva da força-tarefa responsável pelo revezamento da tocha em Santa Cruz do Sul tem na coordenação geral Daniel Francisco da Silva, como responsável pela segurança o tenente Barbosa; no trânsito o fiscal Alexandre Peixoto; nos pontos de coleta de condutores Paulo Rocha; na pausa técnica Berenice Bohnen; e nos locais de almoço Algemiro Silveira.

Histórico

Publicidade

Como faz parte da tradição em todos os Jogos, a chama será acesa na cidade grega de Olimpia, onde nasceu a Olimpíada na era antiga, no dia 21 de abril de 2016. Depois de um tour pela Grécia, a tocha será repassada ao comitê organizador brasileiro no dia 27 do mesmo mês. No Brasil, o revezamento iniciará no dia 3 de maio, uma terça-feira, na cidade de Brasília.

Esta é a primeira vez na história que os Jogos Olímpicos acontecem na América do Sul. Participam desta edição 10,5 mil atletas de 205 países que, durante 17 dias, em 33 locais de competições, disputam medalhas em 42 diferentes modalidades de 28 esportes. Os jogos envolvem ainda a participação de 45 mil voluntários.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.