Categories: Regional

Santa Cruz prepara audiências públicas para revisão do Plano Diretor

Orientar a política de desenvolvimento e de ordenamento da expansão urbana do município é o objetivo do Plano Diretor, instrumento básico, elaborado pela prefeitura com a participação da Câmara Municipal e da sociedade civil que organiza o crescimento e o funcionamento da cidade e que deve, conforme prevê o Estatuto da Cidade, ser revisado a cada dez anos.

Santa Cruz do Sul já deu início ao processo de revisão e há cerca de um ano, sob a supervisão geral da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão, um comitê especial, formado por técnicos das mais diferentes áreas da prefeitura trabalha internamente. A partir de agora, o trabalho ganhará mais amplitude, através da participação popular. Durante todo o mês de agosto serão realizadas audiências públicas e seminários, a fim de esclarecer a comunidade sobre o que é o Plano Diretor e qual a sua finalidade, abrindo um amplo debate em torno dos temas abrangidos pela lei e conferindo ao processo total transparência.

Como explica o secretário municipal de Planejamento e Gestão, Jéferson Gerhardt, o Plano Diretor de Santa Cruz do Sul vigora desde 2007 e precisa ser atualizado porque com o passar do tempo as áreas urbana e rural sofreram grandes transformações. “A participação da população e das entidades organizadas é fundamental para que seja elaborada uma lei moderna e de acordo com as necessidades da coletividade”, observou.

Publicidade

Antes de ser submetido à aprovação da Câmara de Vereadores, o novo Plano Diretor precisa ser amplamente debatido por todos os segmentos sociais, a fim de que sejam abordados os mais diferentes pontos de vista e expostos os conflitos existentes. Essa participação cidadã poderá ocorrer de diversas formas, seja indiretamente por meio de associações profissionais e empresariais, sindicatos, entidades governamentais e não-governamentais, instituições de ensino e pesquisa e Câmara de Vereadores, ou diretamente pelo comparecimento de cada morador às audiências públicas e aos seminários e pelo encaminhamento de sugestões nas urnas que serão espalhadas pela cidade, ou ainda, através da página da prefeitura.


Foto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Santa Cruz do Sul

Pelo canal disponível na internet, já estão disponíveis a legislação, a cartilha explicativa e o questionário para que a comunidade vá se familiarizando com o processo. O preenchimento dos questionários começa em 2 de agosto, quando terá início o processo de participação popular, que se estenderá até o dia 19 de agosto. A fase seguinte será de apuração dos resultados, que serão apresentados em uma nova audiência pública. A estimativa é de que o projeto de lei seja encaminhado ao Legislativo em outubro.

Publicidade

Como explica a arquiteta Patrícia Assmann, que coordena o grupo de trabalho responsável pela revisão, juntamente com a arquiteta Karina Peiter Ramos, as decisões tomadas na elaboração do novo plano afetarão diretamente a vida dos cidadãos. “Dentre os principais temas elencados para revisão estão ocupação do solo e desenvolvimento social, meio ambiente e mobilidade urbana. São todos temas de interesse direto dos cidadãos, por isso esse comparecimento a audiência e aos seminários é tão importante”, destacou.

Para exemplificar, o plano dispõe sobre os usos permitidos para terrenos privados, criação de parques e áreas verdes, melhorias na distribuição de equipamentos urbanos e comunitários, ampliação do traçado viário e conexões a vias existentes, implantação de ciclovias, criação de dispositivos para maior acessibilidade aos espaços públicos e privados, entre outros assuntos. “A audiência pública e os seminários serão o momento para debatermos, negociarmos e pactuarmos sobre o que queremos para a nossa cidade”, pontuou Patrícia.

A primeira audiência pública será realizada no dia 2 de agosto, na Câmara de Vereadores, às 18 horas. Na sequência, para envolver as comunidades do interior, os seminários acontecem no dia 5, em Monte Alverne, na Sociedade Esportiva e Cultural de Monte Alverne; dia 10 para os moradores da zona sul, o encontro será às 18 horas, na Comunidade Nossa Senhora Aparecida, no bairro Esmeralda; e no dia 15, serão contemplados os moradores da região norte, com seminário, às 18 horas, no pavilhão da Comunidade Católica de Linha Santa Cruz.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.