Santa Cruz do Sul

Santa Cruz prepara atividades para o Dia Nacional da Visibilidade Trans

Uma data para comemorar o orgulho, a existência e a resistência da comunidade trans e travesti, dentro do movimento LGBT no Brasil. Em Santa Cruz do Sul, o dia 29 de janeiro não vai passar em branco porque a Coordenadoria Municipal da Diversidade, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte (Sehase), prepara, pela primeira vez, um ato para ficar registrado na memória. A celebração acontece no País desde 2004.

O evento, ainda em construção, terá como apoiadores a Ong Desafios e o Conselho Municipal dos Direitos LGBTQIA+ (Comudi). O palco das atrações será a Praça da Bandeira e o início das atividades está previsto as 16 horas. De acordo com uma prévia da programação deve haver minifeira de serviços, saúde e beleza, apresentações artísticas, mateada, arte terapia, depoimentos de pessoas trans e ainda uma homenagem de familiares a uma pessoa que tirou a própria vida por força do preconceito e da discriminação.

LEIA MAIS: Ambulatório da Unisc tem grupo de apoio à comunidade LGBTQIA+

Publicidade

Na oportunidade, segundo o coordenador municipal da Diversidade, Ruben Quintana, também serão relatadas as ações da coordenadoria nos primeiros seis meses de atuação e será feito o anúncio de um programa de qualificação para o mercado de trabalho, em parceria com outras instituições. “São as políticas públicas chegando na ponta. Ações que foram planejadas e apresentadas dentro do Plano Municipal de políticas públicas LGBTQIA+, ainda em novembro de 2022, e que começam a se concretizar”, comemora.

Segundo Ruben, a agenda de eventos do movimento LGBTQIA+ será intensa neste ano e para além da visibilidade, vai marcar o início de programas de proteção, inclusão e equidade da população LGBTQIA+, como um todo, mas com foco especial na população trans que mais fortemente sofre com o preconceito e a discriminação em todas as esferas da sociedade. “Isso foi possível graças à sensibilidade e ao senso social deste governo, que criou essa coordenadoria, que está podendo atender as demandas históricas da comunidade LGBT”, afirma.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Lavignea Witt

Me chamo Lavignea Witt, tenho 25 anos e sou natural de Santiago, mas moro atualmente em Santa Cruz do Sul. Sou jornalista formada pela Universidade Franciscana (UFN), pós-graduada em Jornalismo Digital e repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações.

Share
Published by
Lavignea Witt

This website uses cookies.