Cerimônia realizada no Teatro Mauá, em Santa Cruz do Sul, na noite dessa sexta-feira, 21, marcou a formatura de 44 profissionais da Guarda Municipal. São 23 servidores aprovados em concurso público realizado em 2019 e ainda 21 guardas municipais e de trânsito incorporados ao quadro funcional, para trabalharem na segurança pública.
Todos eles atingiram os requisitos exigidos pela matriz curricular nacional para a formação das Guardas Municipais. Com os 44 formados, a GM agora totaliza 105 integrantes. O curso, ministrado pela recém-criada Academia de Formação e Capacitação da Guarda Municipal, teve duração de seis meses e foi composto por 11 módulos, totalizando 1.010 horas de formação.
LEIA TAMBÉM: VÍDEO: quadrilha da Região Metropolitana é presa após furtos
Publicidade
Na formatura, também foi feita uma homenagem à prefeita Helena Hermany, escolhida por unanimidade para ser a madrinha da primeira turma de formandos da Guarda Municipal e de Trânsito. “Ela é a responsável por uma dezena de transformações no sistema de segurança do município, colocando Santa Cruz no cenário estadual e fora dele, com a modernização e reestruturação do sistema de segurança do nosso município”, justificaram os formados.
Helena Hermany destacou que a segurança pública não se trata apenas de impor a lei, mas de cultivar uma relação de confiança e parceria com a comunidade. “Investir em segurança é investir em qualidade de vida, e nossa gestão tem se empenhado em proporcionar uma força de segurança cada vez mais eficiente e capacitada”, disse.
LEIA TAMBÉM: Engavetamento deixa duas pessoas feridas na RSC-287 em Santa Cruz
Publicidade
A prefeita elencou as ações executadas na área. Citou a criação da Academia de Formação da Guarda Municipal, a Ronda Escolar, a retirada dos fios inutilizados pela cidade e o programa Aferir, que compartilha números da segurança. Já o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Valmir José dos Reis, ressaltou a formação da primeira turma da história da Guarda Municipal com um ciclo completo de polícia administrativa. Ele apresentou os resultados positivos que a corporação tem trazido para a cidade.
O primeiro efetivo da Guarda Municipal de Santa Cruz do Sul foi incorporado em 14 de maio de 1996. A fundação surgiu a partir da determinação do então prefeito Edmar Hermany, agraciado em 2022, por ocasião dos 26 anos da corporação, com o título de Pai da Guarda Municipal.
LEIA TAMBÉM: Policiais militares são absolvidos da acusação de ocultação de cadáver
Publicidade
Na atual gestão, em 1º de julho do ano passado, a prefeita Helena Hermany sancionou o projeto de lei, aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores, alterando o cargo de Fiscal de Trânsito, que passou a se denominar Guarda Municipal e de Trânsito. Os ocupantes foram, então, incorporados ao quadro de servidores da Guarda Municipal.
Com a mudança, 61 guardas municipais e 21 guardas municipais e de trânsito passaram a trabalhar em conjunto na área de segurança pública. No mesmo ato, foi assinada lei que cria a Academia de Formação e Capacitação da Guarda Municipal. Com a existência de uma academia própria, todo o processo de formação, treinamento, capacitação e aperfeiçoamento tornou-se mais ágil, com economicidade e foco para entender e atender às necessidades da população.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.