Assim como no Rio Grande do Sul, que pela 6ª semana consecutiva registra aumento de contaminação por Covid-19, os casos em Santa Cruz do Sul também chamam a atenção. De setembro até agora, o número de pessoas em tratamento domiciliar em decorrência da doença saltou de 30 pacientes para 642, ou seja, um aumento de 2.040%.
No período, o número de óbitos também aumentou, de 401 para 404. A morte mais recente foi registrada no dia 20 dezembro, de um paciente de 62 anos, que não teve mais detalhes sobre a identidade divulgados. As informações constam nos boletins epidemiológicos disponibilizados pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul à imprensa.
Apesar do alto número de confirmações da doença assustar, percebe-se que os casos não refletem em aumento expressivo das mortes ou internações em Santa Cruz. A menor gravidade dos sintomas – e possibilidade de tratamento domiciliar – deve-se, principalmente, à vacinação.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Estudo aponta redução de até 16 vezes no risco de óbito por Covid em pessoas com segundo reforço
No momento, três pessoas estão internadas pela doença no Hospital Ana Nery, além de outras três hospitalizadas que são de outros municípios. Em novembro, Santa Cruz contabilizava apenas uma internação por Covid-19, em outubro nenhuma e em setembro duas – um morador de Santa Cruz estava internado no Hospital Santa Cruz e outra pessoa, de outro município, estava hospitalizada aqui.
Conforme o boletim divulgado pelo Governo do Estado nessa quarta-feira, 21, a escalada nos testes positivos se deve à subvariante BQ.1, que tem mostrado elevada capacidade de transmissão comparada às outras sublinhagens do coronavírus. Em dezembro, Santa Cruz chegou à marca de 45.138 infectados com o coronavírus desde o início da pandemia. O número de pessoas curadas é de 44.090.
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS SOBRE O CORONAVÍRUS
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.