Santa Cruz do Sul não terá o tradicional desfile farroupilha, no dia 20 de setembro. A decisão foi tomada em consenso entre a coordenação dos festejos farroupilhas, patrões das entidades e o Município de Santa Cruz do Sul, por meio da Secretaria de Cultura. Com isso, toda a programação no feriado, que cairá em uma segunda-feira, será concentrada no Parque de Eventos.
Segundo Jacson Franco, um dos organizadores da Semana Farroupilha, o protocolo sanitário da pandemia permitiria apenas o desfile de cavalarianos, definido pelo governo estadual. “Devemos pensar primeiro na saúde e bem-estar das pessoas. Esperamos que a gente possa realizar os festejos farroupilhas no próximo ano, com o brilho e organização que os gaúchos merecem”, ressalta. Os tradicionalistas Maicon Vidal, Rosângela Jochims e Cátia Jantsch também compõem a coordenação dos festejos.
A chama crioula será gerada para toda a 5ª Região Tradicionalista (RT) no CTG Antônio José Severo, no distrito de Alto Paredão, na manhã de 4 de setembro. O restante da programação ainda será divulgado. Cada entidade fará alguma atividade específica. “Ainda precisamos tomar precauções. Não podemos fazer as confraternizações tradicionais da Semana Farroupilha. As entidades estão se reestruturando”, salienta Franco.
Publicidade
LEIA MAIS: Governo do Estado libera realização de desfiles e festejos farroupilhas