ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Região de Santa Cruz mantém bandeira laranja

O governo do Estado divulgou no fim da tarde deste sábado, 16, o novo mapa com a classificação de risco de contaminação da Covid-19 no Rio Grande do Sul. A atualização que passa a valer a partir da próxima segunda-feira, 17, até o domingo, 24, retira as área vermelha da região de Lajeado, alterando o status para a classe laranja e aumenta o risco na região de Urugianaia, que sai do amarelo – menor risco – para o indicativo laranja. Em Santa Cruz do Sul, bandeira segue inalterada.

A maior alteração na nova configuração do mapa de risco do novo coronavírus no Estado ficou com a alteração da classificação na área do município de Lajeado. Com a bandeira vermelha, e 242 casos confirmados para a Covid-19, o município e arredores seguiam com restrições ao comércio e a atividade industrial. A expectativa agora é que os municípios editem novas regras de funcionamento para as atividades comerciais com a nova classificação de risco.

Publicidade

LEIA MAIS: Região de Santa Cruz é classificada com bandeira laranja

Publicidade

Segundo o Estado, na região de Lajeado, o crescimento de número de casos semanais caiu de 20% para 17%, e a variação no número de internados por SRAG em UTI também reduziu em 7%.

Na região de Uruguaiana, que subiu de amarela para laranja, o fator predominante para a alteração foi o acréscimo de quatro casos confirmados pelo teste RT-PCR nos últimos 14 dias. Na semana passada, a soma das últimas duas semanas era de três casos confirmados por RT-PCR, número que aumentou para sete nos últimos 14 dias.

Publicidade

LEIA MAIS: Governo do Estado confirma bandeira laranja para região de Santa Cruz

Publicidade

Em Santa Cruz, segue a bandeira laranja

A Região 28, onde fica Santa Cruz do Sul e os municípios do Vale do Rio Pardo, a classificação de risco segue a mesma para a próxima semana. Com 55 casos confirmados – segundo última atualização da Secretaria Estadual da Saúde, após as 18 horas deste sábado, 16, Santa Cruz do Sul mantém baixa a taxa de incidência da Covid-19, com a média de 43,6 por grupo de 100 mil habitantes.

Publicidade

A expectativa agora é com o novo decreto do prefeito Telmo Kirst (PSD), que disse em entrevista à Rádio Gazeta, que em caso do município permanecer na classificação de bandeira laranja, ele iria flexibilizar algumas atividades ainda restritas no Município.

O Palacinho deve divulgar o novo decreto, com validade a partir da próxima segunda-feira ainda na noite deste sábado.

Publicidade

LEIA MAIS: Quais dados compõem a bandeira laranja atribuída à região de Santa Cruz

Nenhuma região do Estado fica com bandeira vermelha

Por Assessoria de Imprensa do Governo do Estado

Publicidade
Publicidade

© 2021 Gazeta