O mês de julho, que já está na segunda quinzena, vai fechar com precipitação maior do que o previsto para Santa Cruz do Sul. Desde o dia primeiro até agora, a chuva ocorrida na zona urbana chega a 245 milímetros. O dado é da estação meteorológica do Bairro Country. O local é o que mais teve instabilidade acumulada no sétimo mês deste ano entre as estações particulares que monitoram o clima no município.
A média histórica para julho em Santa Cruz é de 158 milímetros. Com o registro até agora, o mês deve fechar como o terceiro seguido com chuva acima do esperado no município. Isso ocorre após um período de oito meses em que a precipitação ficou muito abaixo do projetado pelos dados históricos em Santa Cruz.
LEIA TAMBÉM: Prefeitura vai contratar empresa para elaboração de projeto para evitar deslizamentos
Publicidade
O clima entre setembro do ano passado e abril desse ano teve forte influência do La Niña. Somente a partir de maio, com a formação do El Niño, é que a chuva voltou a superar a média histórica no município. Até então, o La Niña predominou nos últimos três anos. Com o resfriamento das águas do Oceano Pacífico, houve menos chuva na região. A partir da confirmação do El Niño e com o aquecimento no Pacífico, o Vale do Rio Pardo voltou a ter mais precipitação. A tendência é de que a chuva continue acima da média mensal pelo menos até o começo do ano que vem.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.