Santa Cruz do Sul

Santa Cruz já pode receber Defensoria Especializada no atendimento às mulheres

O governador do Estado, Eduardo Leite, sancionou o Projeto de Lei 492/2023, que dispõe sobre a criação da Defensoria Pública Especializada no Atendimento à Vítima de Violência Doméstica e Feminicídio em Santa Cruz do Sul. Com a medida, também serão beneficiadas as comarcas de Porto Alegre, Alvorada, Caxias do Sul, Canoas, Gravataí, Pelotas, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Rio Grande, Santa Maria, Viamão e São Leopoldo, bem como os respectivos cargos de defensores públicos e de servidores.

A Lei 16.091 foi publicada no Diário Oficial do Estado dessa quinta-feira, 11. O projeto de lei havia sido aprovado por unanimidade em dezembro, na Assembleia Legislativa. A previsão da administração superior da instituição é que as primeiras Defensorias Especializadas no Atendimento à Vítima de Violência Doméstica e Feminicídio entrem em funcionamento até março deste ano.

LEIA MAIS: Aprovado projeto que cria Defensorias voltadas ao atendimento às mulheres

Publicidade

A sanção do governador é considerada de extrema importância, pois só a Comarca de Porto Alegre conta com uma Defensoria com atribuição exclusiva nos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a mulher. A unidade fica no Foro Central.

De janeiro a novembro de 2023, a Secretaria da Segurança Pública do Estado registrou 47,7 mil casos de lesão corporal e ameaça contra mulheres no Rio Grande do Sul. Comparando com 2022, houve aumento de 9,3% nas ocorrências de lesão corporal, totalizando 17.739 vítimas em 11 meses. Isso equivale a uma mulher sendo agredida a cada 27 minutos no Rio Grande do Sul.

LEIA NOTÍCIAS POLICIAIS

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.