A Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) inicia nesta quinta-feira, 13, a vacinação dos professores em Santa Cruz do Sul, conforme decreto assinado pela prefeita Helena Hermany. A aplicação da primeira dose da Covishield (Fiocruz/Astrazeneca/Oxford) para a categoria será restrita a professores, monitores, atendentes e estagiários da Educação Infantil nas redes municipal e privada. A rede estadual não entra nesta etapa, uma vez que atende apenas alunos do Ensino Fundamental e Médio.
“Desde fevereiro venho defendendo a vacinação dos professores. Agora conseguimos alcançar um ponto em que temos segurança jurídica, dados técnicos e doses que nos permitem dar a largada e garantir a vida de profissionais tão importantes para o futuro de uma cidade”, disse Helena.
LEIA MAIS: Prefeita defende vacinação de professores antes da volta das aulas presenciais em Santa Cruz
Entre as razões elencadas no decreto nº 10.907 para o início da vacinação dos professores e profissionais da Educação, constam a necessidade de garantir o retorno efetivamente seguro das aulas presenciais e o estágio avançado da aplicação da primeira dose no Município conforme as fases determinadas pelo Programa Nacional de Imunização.
Publicidade
Já a escolha prioritária pelos profissionais da Educação Infantil ocorre em razão de serem esses os que estão diariamente em contato com as crianças pequenas, que não têm a obrigatoriedade do uso de máscaras e que, em tese, poderiam transmitir o vírus com mais intensidade que os demais alunos, que precisam utilizar o EPI.
A imunização para os profissionais da Educação Infantil será no Pavilhão Central do Parque da Oktoberfest, das 8 às 17 horas, sem fechar ao meio-dia. É imprescindível que as pessoas levem documento de identificação com foto e comprovação do cargo e vínculo profissional, como CTPS, contracheque ou folha de pagamento, contrato do CIEE ou declaração assinada pelo diretor da escola. A Sesa alerta ainda que quem tomou a vacina contra a gripe deve aguardar o intervalo de 15 dias para receber a dose contra a Covid-19.
LEIA MAIS: É possível contrair Covid-19 mesmo depois das duas doses da vacina
Publicidade
Vacinação para pessoas com comorbidades segue nos postos de saúde
Nos postos de saúde da cidade e do interior, além do Cemai, a população de 40 anos ou mais com comorbidades encontra doses da Covishield para a primeira aplicação. Demais grupos prioritários também são imunizados: pessoas com 60 anos ou mais; pessoas com Síndrome de Down, maiores de 18 anos; pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no BPC, de 40 anos ou mais; pacientes com doença renal crônica em terapia de substituição renal (Hemodiálise), acima de 18 anos; e trabalhadores das forças de segurança e salvamento.
O horário de atendimento na área urbana é das 8 horas às 11h30 e das 13 horas às 16h30 e no interior da 8 horas às 11h30 e das 13 às 16 horas. As ESF Senai e ESF Faxinal estarão abertas até as 18h30.
Segunda dose da Covishield na Unisc
A segunda dose da vacina Covishield (Fiocruz/Oxford/Astrazeneca) continua sendo administrada no SIS da Unisc, no Bloco 31. O intervalo de aplicação é de 12 semanas da primeira. O horário de atendimento é das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. Ainda não há previsão de retomada da aplicação de segunda dose da CoronaVac.
Publicidade
LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS