Santa Cruz do Sul

Santa Cruz inicia levantamento para avaliar infestação do mosquito da dengue

Mais uma Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti (LIRAa) teve início em Santa Cruz do Sul nesta quarta-feira, 16. A ação, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Sanitária, se estenderá até o dia 26 de agosto.

LEIA TAMBÉM: Região tem 268 casos de dengue no ano; confira dados por município

O LIRAa é uma sondagem, realizada pelos agentes de controle de endemias (ACE), para verificar a quantidade de focos e larvas do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. A ação é realizada periodicamente, com o objetivo de estimar quantitativamente o nível de infestação no município.

Publicidade

A expectativa do levantamento, feito por amostragem, é de visitar 2.569 imóveis durante o período, em todos os bairros, nos distritos industriais 1 e 2, e nas zonas urbanas de Pinheiral, Boa Vista, Rio Pardinho, Alto Paredão e Monte Alverne. Nesses dois últimos, e no bairro Várzea, o trabalho está finalizado.

LEIA MAIS: Nova vacina contra a dengue chega ao Brasil na próxima semana

O treinamento de 22 agentes e a distribuição dos quarteirões para averiguação ocorreu na última terça-feira. Os servidores apresentam-se devidamente uniformizados e identificados para a realização das visitas domiciliares. A Vigilância Sanitária solicita que moradores de edifícios e condomínios fechados facilitem o acesso dos agentes, para que o levantamento tenha sucesso.

Publicidade

Nesta quarta-feira, foram visitados 19 bairros. No Bom Jesus, a industriária Nair Horbach recebeu a visita de um agente na manhã desta quarta. No imóvel dela, foram vistoriados o quintal e a piscina. “Essas visitas são importantes, porque assim recebemos a orientação certa. Sempre mantemos o pátio limpo e cuidamos para não deixar potes vazios para não acumular água”, afirmou.

LEIA MAIS SOBRE SANTA CRUZ DO SUL

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.