O primeiro capítulo da decisão da Série B do Campeonato Gaúcho, a antiga Terceirona, será escrito nesta quinta-feira, 1º. Já garantidos na Divisão de Acesso do ano que vem, Gaúcho e Santa Cruz enfrentam-se a partir das 15 horas, na Arena Wolmar Salton BSBios, em Passo Fundo. Além da vaga conquistada, ambos buscam agora o outro objetivo na competição: a taça de campeão. O confronto da volta será neste domingo, às 11 horas, nos Plátanos, em Santa Cruz do Sul.
O vice-presidente Luiz Carlos Vitiello destacou o engajamento para fazer o clube retomar o caminho do sucesso. “Tive o trabalho de contar. O Galo ficou 1.148 dias nesse inferno que é a terceira divisão. Nunca pensei que iria voltar tão forte. Houve uma mobilização de ex-diretores, do conselho, dos torcedores”, declarou. Para ele, a queda teve um lado positivo. “O clube beijou a lona, se levantou e vem com uma força incrível. Lanço um desafio. O maior candidato a subir para o Gauchão em 2022 é o Galo. É um clube sem dívidas e vai trabalhar seis meses para voltar à primeira divisão. Podem me cobrar”, complementou o dirigente.
Conforme o diretor de futebol, Lairton Falcão dos Reis, o Santa Cruz está voltando, aos poucos, ao patamar em que já esteve. Em 2013, ano do centenário, o time carijó disputou o Gauchão pela última vez. “O trabalho foi árduo, com muita organização e dedicação. Sempre com os pés no chão. Muitas vezes, abrimos mão da família para estar no clube”, resumiu.
Publicidade
Herói da partida de volta das semifinais contra o São Borja, no último sábado, quando fez defesa espetacular após uma bomba de Douglas Alemão e evitou a derrota em casa, o goleiro Diego Duarte agradeceu a Deus pela inspiração no lance decisivo. “A gente não esperava menos do que foi. Sabíamos que seria muito disputado, mas conseguimos sair com o acesso porque o clube é merecedor. Colhemos tudo o que plantamos”, frisou.
Melhor campanha da Terceirona, o Santa Cruz eliminou a equipe das Missões com vitória por 1 a 0 fora e segurou o empate por 1 a 1 nos Plátanos. O Gaúcho, que tem o segundo melhor retrospecto na competição, passou pelo Rio Grande com duas vitórias – 2 a 0 em casa e 3 a 1 na Zona Sul.
Com passagens pelo Santa Cruz em 2017 e 2018, o goleiro Vandré vai reencontrar o ex-clube. Segundo ele, não há favoritismo na decisão. “Vão ser duas partidas emocionantes. São as equipes que mais investiram e se estruturaram, por isso estão na final. Ambos têm as melhores campanhas, então não há favorito”, sentenciou o arqueiro, que viveu uma situação inusitada com a camisa do clube de Passo Fundo.
Publicidade
Por causa de um surto de Covid-19, os três goleiros do elenco testaram positivo. A direção contratou Vandré às pressas para três jogos restantes na competição. “Aceitei a proposta e vim. Abracei a causa e conquistamos o acesso”, celebrou o goleiro, que defenderá o Avenida na Divisão de Acesso deste ano.
O Gaúcho conta ainda com outros jogadores conhecidos do Periquito, como o meia Maurício e o atacante Welder. Campeão da Copa Ibsen Pinheiro pelo Galo em 2020, o zagueiro Léo Carioca também atua pelo time do Norte do Estado, que é comandado por Vanderson Pereira.
O jornalista, escritor e pesquisador de Passo Fundo Lucas Scherer Cardoso resgatou momentos da história dos confrontos entre Gaúcho e Santa Cruz. As equipes já se enfrentaram 33 vezes e o retrospecto é muito equilibrado até aqui. São 11 vitórias do Gaúcho, 11 do Galo e 11 empates. O time de Passo Fundo marcou 11 gols e o rival carijó fez 45. O primeiro duelo foi um amistoso realizado em 1960, no Wolmar Salton, e terminou empatado por 1 a 1. O último, pela Terceirona, ocorreu nos Plátanos em 2019, com vitória do Gaúcho por 1 a 0.
Publicidade
FICHA TÉCNICA – CAMPEONATO GAÚCHO SÉRIE B
FINAL – JOGO DE IDA
GAÚCHO x SANTA CRUZ
Local: Arena BSBios, em Passo Fundo
Data: 01/07/2021, quinta-feira
Horário: 15 horas
Árbitro: Marco Aurélio Nunes Magalhães
Assistentes: Diego Luis Rosa da Rosa e João Marcelo Bonotto de Freitas
Rádio: Gazeta FM 107,9
Portal Gaz: Minuto a Minuto com Guilherme Athayde
TV: FGF TV e Facebook do Galo
Publicidade
GAÚCHO: Douglas Palagi; Gustavo, Igor, Léo Carioca e Paulo Fales; Marcel ou Velasque, William e Maurício; Renatinho, Welder e Luan
Técnico: Vanderson Pereira
SANTA CRUZ: Diego Duarte; Ramon, Luis Henrique, Diego Rocha e Otávio; Ben-Hur, David e Chiquinho; Laion, Juliano Fogaça e Nena
Técnico: Wiliam Campos
Publicidade
This website uses cookies.