A Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Sul realiza, entre esta segunda-feira, 16, e o próximo dia 28, a Campanha de Multivacinação. Direcionada a crianças e adolescentes menores de 15 anos, a iniciativa oferecerá todas as imunizações disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). O ponto alto será no próximo sábado, quando acontecerá o Dia “D” de Vacinação. Na oportunidade, os profissionais vão intensificar a mobilização da sociedade em torno da ação, com horários especiais de atendimento (veja abaixo).
Todas as unidades básicas de saúde (UBS) e estratégias de saúde da família (ESF) de Santa Cruz estarão aptas para oferecer as doses previstas pela campanha. Recomenda-se que os pacientes dirijam-se às unidades munidos do cartão de vacinação. Fora do Dia D, o atendimento será nos horários normais de funcionamento das unidades.
LEIA TAMBÉM: Hospital Santa Cruz realiza cirurgia de próstata inédita e inovadora
Publicidade
O lançamento em nível estadual da campanha ocorreu no último sábado pela Secretaria da Saúde (SES), em Porto Alegre, junto ao público do Mirage Circus, durante as sessões das 15 e 18 horas. O objetivo da mobilização é colocar em dia as doses do calendário básico do Programa Nacional de Vacinação que estejam em atraso em crianças e adolescentes.
De 2015 a 2022, as coberturas vacinais apresentaram uma queda significativa, intensificada no período de pandemia de Covid-19. Em 2020 e 2021, a maior parte das coberturas vacinais ficou na faixa de 80%. No Rio Grande do Sul, a cobertura de BCG em 2015 foi de 103,74%, caindo para 79% em 2021 e subindo para 88,54% no ano passado.
Já a cobertura da vacina de hepatite B ao nascer foi de 83,70%. A tríplice viral alcançou 88,48% em 2022. Os dados são do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações. Para a organização da campanha deste ano, 37 profissionais da SES participaram da oficina de capacitação do Microplanejamento para as Atividades de Vacinação de Alta Qualidade (Avaq), realizada pelo Ministério da Saúde.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: “Às vezes esquecemos de nós mesmas”: Coordenadoria da Mulher alerta para cuidados com a saúde
Estiveram presentes profissionais do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde (Dapps), das Coordenadorias Regionais de Saúde e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems). Os municípios foram capacitados por meio de oficinas regionalizadas em todo o Estado, para a execução da Campanha de Multivacinação.
A orientação do Cevs, por meio da Seção de Imunizações da Divisão de Vigilância Epidemiológica, é que os pais ou responsáveis levem a caderneta da criança ou adolescente para que, no momento da vacinação, um profissional da UBS avalie quais doses deverão ser aplicadas.
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.