Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ORQUESTRA

Santa Cruz Filarmonia retoma atividades

Orquestra, que atualmente é composta por 15 integrantes, retomou as atividades presenciais com ensaios na antiga Estação Férrea

A Orquestra Santa Cruz Filarmonia está retomando as atividades, que ficaram suspensas em função da pandemia. O grupo retornou aos ensaios presenciais no início deste mês e passa por reformulação, buscando novos integrantes e apoio da comunidade santa-cruzense para voltar às apresentações. Os objetivos dos músicos são promover o crescimento cultural dos componentes e do público que prestigia os concertos e apresentações em praças, escolas e eventos.

De acordo com o regente Heberson J. Reis, o Manaus, a orquestra está se reestruturando, e em transição. “Muitos músicos tiveram de sair ou ainda não voltaram aos ensaios presenciais, principalmente por questões financeiras, de logística, ou de saúde. Apesar de todas as dificuldades, o mais importante é que sempre esteve na ativa de alguma forma”, declarou. Os ensaios pós-retorno ao presencial ocorrem no Centro de Cultura Jornalista Francisco Frantz, antiga Estação Férrea, na Praça Siegfried Heuser, aos domingos, das 18 às 20 horas.

LEIA TAMBÉM: Orquestra Santa Cruz Filarmonia se apresenta neste domingo

Publicidade

Até o momento, o grupo atua independente e os instrumentistas participam de forma voluntária. “Estamos escrevendo projetos visando um modelo de orquestra-escola e para patrocínios e aquisição de instrumentos, com intuito de buscar fontes que nos possibilitem a capacitação e qualificação dos integrantes, através de aulas, oficinas e quem sabe até bolsas de estudos. Temos como objetivo também escrever projetos na área da educação musical”, conta Reis. O regente projeta apresentações em datas especiais, como um concerto natalino, e o retorno a eventos como Oktoberfest e Dia Beatle, além de apresentação de estreia e concertos didáticos.

Para o presidente da Associação dos Músicos de Orquestra de Santa Cruz (Amosc) e violinista, Samuel Dorfei, o período de pandemia afetou duramente a orquestra, assim como todo o meio cultural. “Precisamos nos reorganizar e buscar formas e recursos para que fosse possível manter-nos na ativa. Fizemos isso através de encontros online sempre que possível. Também participamos de editais com o intuito de sermos contemplados com recursos que nos possibilitassem voos maiores.” No momento, a orquestra prepara um vídeo de contrapartida desse edital, além de trabalhar no novo repertório.

“O importante é que conseguimos nos reunir novamente e aos poucos podemos avançar com nossos propósitos. Precisamos, mais do que nunca, que empresas e o poder público se sensibilizem com a causa e abracem o que temos a apresentar e agregar”, diz Samuel. Para os músicos, o incentivo neste momento é fundamental, porque os efeitos da pandemia junto à categoria ainda são sentidos. Integrantes que vivem da música enfrentam dificuldades para comparecer aos ensaios, pelos custos elevados de deslocamento.

Publicidade

Compõem a Santa Cruz Filarmonia 15 integrantes nos naipes dos violinos, viola, contrabaixo, flauta transversal, clarinete e saxofone, próximo da formação Sinfônica Jazz e com repertório variado, do popular brasileiro ao sinfônico clássico e jazz. Há vagas para todos os instrumentos de cordas e alguns de sopro, mas não ocorrerão audições. Interessados em ingressar na orquestra podem fazer contato. Serão ministrados aulas e ensaios em grupo até que a pessoa esteja apta a participar. Já profissionais e músicos experientes que não necessitem das aulas passarão apenas por período de adaptação.

Seis anos em atividade
A Orquestra Santa Cruz Filarmonia iniciou suas atividades em janeiro de 2015. Na época, os ensaios ocorriam em uma garagem. Naquele ano foram realizadas sete apresentações, incluindo o Concerto de Estreia no Auditório Dom Alberto, a participação no show de tributo a Elton John, com Uli Assmann e banda, e também o Concerto de Natal no palco do Teatro Mauá. Já em 2016, a orquestra recebeu o troféu de destaque em música do Rotary Club, e em 2017 realizou o I Musikfest – I Festival de Música de Concerto em Santa Cruz do Sul. O evento de música erudita recebeu 12 professores de diferentes áreas e recebeu mais de 80 inscritos. A última apresentação antes da pandemia foi em 1o de dezembro de 2019, no Dia Beatle.

Desde sua formação, a Santa Cruz Filarmonia sempre mesclou em seu repertório tanto a música erudita quanto a popular, interpretando obras consagradas que vão desde o período barroco até o período moderno. Destaque na trajetória do grupo são os concertos temáticos com trilhas de cinema, que incluem filmes e desenhos animados, além de acompanhar outros artistas e bandas. Logo antes da pandemia, dividiam o palco músicos profissionais e amadores, de cordas, sopros e percussão. Hoje, o grupo conta com cerca de 15 integrantes, sob regência de Heberson J. Reis.

Publicidade

LEIA MAIS: Orquestra Santa Cruz Filarmonia realiza espetáculo no Colégio Marista São Luís

CONTATO
Interessados em conhecer mais sobre a orquestra podem acompanhar a página no YouTube, além dos perfis no Facebook e Instagram @santacruzfilarmonia. Contatos podem ser feitos através das páginas ou então pelo WhatsApp (51) 99669 0639, com Heberson. Quem quiser colaborar com o grupo pode doar quantias de qualquer valor por Pix, pela chave CNPJ 05.677.451/0001-81.

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.