Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Santa Cruz fica de fora de anúncio de 100 novos Institutos Federais

Governo anunciou 100 novas unidades de institutos federais no país | Foto: Luis Fortes/MEC

O Governo Federal anunciou na manhã desta terça-feira, 12, a construção de 100 novas unidades dos Institutos Federais (IFs) em todos estados brasileiros, sendo cinco no Rio Grande do Sul. A cerimônia de divulgação ocorreu no Salão Nobre do Palácio do Planalto, em Brasília, e contou com a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana.

Apesar da expectativa de ser contemplado, Santa Cruz do Sul não foi um dos municípios escolhidos para receber uma unidade da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. No Rio Grande do Sul, os novos IFs serão construídos em Caçapava do Sul, Gramado, Porto Alegre, São Leopoldo e São Luiz Gonzaga.

LEIA MAIS: Saiba quais eram os pontos positivos de Santa Cruz para atrair Instituto Federal

Publicidade

Santa Cruz do Sul aguardava o anúncio para garantir mais uma instituição de educação profissional e tecnológica para acelerar a qualificação da mão de obra e atender às demandas do mercado de trabalho. Uma mobilização foi feita no município, encabeçada pelo vereador Alberto Heck (PT), presidente da Frente Parlamentar Pró-Instituto Federal em Santa Cruz. O grupo contava com entidades representativas de trabalhadores e empresários.

O vereador lamentou a não inclusão do município, alegando que a previsão inicial era de 320 novas unidades. “Mas, temos dois caminhos: encorpar o movimento e continuar lutando ou, mesmo, buscar uma extensão”, declarou.

LEIA MAIS: Santa Cruz aguardava lançamento de edital do Instituto Federal

Publicidade

Na região

Apenas um município do Vale do Rio Pardo possui uma unidade da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Em Venâncio Aires, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) oferece oito cursos técnicos integrados e subsequentes ao Ensino Médio nas modalidades presencial e a distância.

São eles: Administração, Eletromecânica, Informática, Multimeios Didáticos, Refrigeração e Climatização, Secretariado e Secretaria Escolar. Para graduação, as possibilidades são Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia Mecânica (ofertado a partir de 2024), Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados e Pedagogia. Há ainda a pós-graduação Especialização em Educação: a pesquisa como princípio pedagógico. Todos os cursos são gratuitos.

LEIA MAIS: Comitê definiu ações para atrair Instituto Federal para Santa Cruz

Publicidade

Investimento bilionário no país

Ao todo, o investimento nos 100 novos campi dos Institutos Federais chega a R$ 2,5 bilhões, mais R$ 1,4 bilhão para consolidar unidades já existentes, por meio do Novo PAC. Cada unidade terá 1,4 mil novas vagas, totalizando 140 mil estudantes. Atualmente, há 682 unidades e mais de 1,5 milhão de matrículas. Com a ampliação, a Rede Federal passa a contar com 782 unidades, sendo 702 campi de IFs.

O estado que receberá o maior número de institutos será São Paulo, com 12 municípios atendidos, seguido por Minas Gerais e Bahia (oito); Pernambuco, Ceará e Rio de Janeiro (seis) e Paraná, Rio Grande do Sul e Pará (cinco). A maioria das unidades será erguida no Nordeste, onde haverá 38 novos campi. No Sul, serão 13.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.