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Santa Cruz está no Mapa do Turismo Brasileiro

Santa Cruz recebe certificado que mantém o município no Mapa do Turismo Brasileiro

Santa Cruz do Sul recebeu do Ministério do Turismo, por meio do Programa de Regionalização do Turismo e dos Interlocutores Locais, o Certificado que mantém o município no Mapa do Turismo Brasileiro 2024. O instrumento reúne cidades com real vocação turística ou impactadas pelo setor de viagem, definindo a área que deve ser trabalhada prioritariamente nas ações de fomento ao turismo.

Santa Cruz do Sul faz parte da zona turística do Vale do Rio Pardo e ficou na categoria B – posição adquirida em 2019 – em uma classificação que vai de A a E. No Rio Grande do Sul somente Porto Alegre e Gramado estão na Categoria A. De 2013 até 2017 o município se manteve na Categoria C.

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A categorização leva em conta o desempenho da economia no turismo, a partir de algumas variáveis, como quantidade de estabelecimentos de hospedagens e de empregos, a estimativa de visitantes domésticos e internacionais e a arrecadação de impostos federais nos meios de hospedagens.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, César Cechinato, a certificação de Santa Cruz no Mapa do Turismo Brasileiro é resultado do trabalho conjunto da administração municipal, empresários locais, profissionais do setor e comunidade. Ele acredita em um cenário ainda mais otimista para um futuro breve. “Creio que a expansão da rede hoteleira, o novo centro de eventos, a qualificação e ampliação das atuais atrações turísticas e outros investimentos públicos, privados e de PPPs em curso, nos permitem visualizar em um horizonte próximo a elevação à categoria A”, disse.

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Para um município ser incluído no Mapa, precisa atender a critérios específicos, como dispor de uma secretaria/departamento para o turismo, ter prestadores de serviços turísticos regularizados, manter um Conselho Municipal de Turismo ativo e preencher informações relevantes sobre atividades turísticas. A inclusão no Mapa do Turismo prioriza os municípios na destinação de recursos financeiros para a realização de obras de infraestrutura turística. Os investimentos podem melhorar a qualidade das atrações, hospedagem, sinalização e outros aspectos essenciais para os visitantes.

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