Para além dos problemas diretos causados pelas enchentes, como a evacuação de casas em áreas de risco, toda a população de Santa Cruz do Sul está sendo afetada por reflexos das cheias. É o caso da dificuldade de comunicação por internet e rede de telefonia. Diversos municípios do Vale do Rio Pardo estão sem comunicação, devido ao rompimento de rotas de fibra ótica.
Em Santa Cruz, a interrupção no abastecimento de água é outro problema e afeta toda a área urbana. Nessa quarta-feira, 1º, houve relatos de que a água estava chegando nas torneiras com uma coloração escura. Segundo informações fornecidas pela Corsan, o motivo é a sujeira da água captada no Rio Pardinho, o que faz, inclusive, com que o processo de tratamento se torne mais demorado.
LEIA TAMBÉM: Em ação coordenada pela Prefeitura, voluntários reconstroem cabeceira da ponte da ERS-409
Publicidade
Desde a captação até a distribuição, o processo está cerca de 40% mais lento. Além disso, está sendo necessária a utilização de mais produtos químicos. Na madrugada desta quinta-feira, 2, a captação de água bruta no Lago Dourado foi interrompida, o que ocasionou o desabastecimento de toda a cidade. No meio da manhã, equipes conseguiram acessar o local e retomar a captação, bem como o tratamento e a distribuição, mas de forma mais morosa.
Em virtude da demora no tratamento, a Corsan solicita que as pessoas utilizem água de maneira racional, até que a situação se normalize. Por enquanto, ainda há problemas de abastecimento em boa parte da zona urbana de Santa Cruz, o que deve ser normalizado até o fim desta noite. Outros municípios, como Venâncio Aires, também estão sem água. Lá, o sistema de captação está alagado.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙