Categories: Regional

Santa Cruz e Venâncio Aires entram no plano de terceirização da coleta de esgoto

A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) assinou nessa sexta-feira, 26, um protocolo para viabilizar a implantação de parcerias público-privadas (PPPs) na área do esgotamento sanitário. A partir do protocolo, a Corsan poderá licitar o serviço de coleta e tratamento de esgoto nas cidades que aderiram ao plano. Na região, Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires foram habilitadas para participar das licitações de contratação de empresas especializadas no serviço.

Na avaliação do prefeito de Venâncio Aires, Giovane Wickert (PSB), a medida é positiva. “Eu sou um defensor dessas parcerias público-privadas. Por meio dessa iniciativa, nós esperamos até que a Corsan direcione mais investimentos para Venâncio Aires”, ressalta.

LEIA MAIS: Corsan quer desenvolver parceria público-privada em Santa Cruz

Publicidade

O prefeito, que compareceu à assinatura do protocolo com o governador Eduardo Leite, no Palácio Piratini, em Porto Alegre, conta que formalizou dois pedidos à Companhia. Um deles prevê a criação de um parque ambiental junto à Estação de Tratamento de Esgoto. O segundo visa à melhoria na pavimentação do município, com destaque especial para as áreas onde foram executadas obras de recuperação da rede da Corsan.

No total, Venâncio formalizou um pedido de R$ 4,1 milhões à companhia. “Solicitamos ainda a recuperação de nascentes do Arroio Castelhano e um aporte de recursos para cloração das redes hídricas do interior”, salienta Wickert.

Segundo a Corsan, a previsão é de que os contratos de parceria público-privada para o investimento nas redes de esgotamento sanitário comecem a ser firmados em março de 2020. Ao todo, 18 municípios da região Centro e Serra do Rio Grande do Sul foram contemplados com a possibilidade de aderirem ao sistema das PPPs da estatal.

Publicidade

Os municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre já foram beneficiados com a autorização para firmar parcerias. Naquela região, os contratos que serão firmados têm validade de 35 anos. Nesse período, a empresa contratada por meio de licitação terá de investir na criação de redes coletoras e no tratamento do esgoto cloacal das cidades.

LEIA MAIS: Mais cinco bairros de Santa Cruz vão ter cobrança de esgoto em 2020

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.