Regional

Santa Cruz e Venâncio Aires avançam em debate sobre correção de divisas

Técnicos da Prefeitura de Santa Cruz do Sul apresentaram nesta quarta-feira, 25, ao prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, e a secretária do Planejamento e Urbanismo, Deizimara Souza, o trabalho de campo realizado a fim de redefinir os limites territoriais entre os dois municípios. Numa extensão de aproximadamente 12 quilômetros, entre a RSC 287 e o distrito de Monte Alverne, cerca de 400 pessoas vivem sem ter a certeza se suas propriedades pertencem a Santa Cruz do Sul ou Venâncio Aires.

LEIA MAIS: Concluída primeira etapa do trabalho de revisão da divisa de Santa Cruz com Venâncio Aires

A polêmica do limite entre os municípios se arrasta por décadas. Enquanto para a legislação as propriedades pertencem a Venâncio Aires, as vidas e documentos de muitos moradores se concentram em Santa Cruz. Para legalizar a situação, a diretoria de geoprocessamento e topografia do município vizinho realizou o trabalho de campo e apresentou a Venâncio Aires. “Conversamos com cada morador, buscamos os documentos e fomos redefinindo o traçado também a partir dos levantamentos do IBGE”, explicou o coordenador Paulo Back.

Publicidade

Representantes dos dois municípios se reuniram | Foto: Divulgação

Na presença do prefeito em exercício de Santa Cruz, Elstor Desbessell, o prefeito Jarbas da Rosa acompanhou o trabalho e concordou em dar seguimento ao processo. “Venâncio entende a importância desse levantamento e o nosso objetivo é resolver. Já existe um acordo tácito com Santa Cruz e estamos caminhando para legalizá-lo com o menor transtorno possível para o cidadão”, declarou o prefeito da Capital do Chimarrão.

LEIA MAIS: Impasse sobre limites entre Santa Cruz e Venâncio Aires dura quase uma década

O estudo de limites envolve as localidades de Monte Alverne, Linha Araçá, Linha Eugenia, Quarta Linha Nova Baixa, Linha Armando e Linha Seival. Após o consenso sobre o traçado mais adequado, dentro das possibilidades técnicas e legais, o processo ainda deverá ser encaminhado para análise das duas Câmaras de Vereadores, audiência pública nas comunidades e seguir para comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa Gaúcha para aprovação das alterações.

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.