Dados da Secretaria Estadual da Saúde mostram que Santa Cruz está entre os municípios gaúchos com mais óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave. De janeiro até o dia 15 de julho deste ano, cinco pessoas faleceram em função do agravamento do quadro de gripe. No mesmo período, o Rio Grande do Sul registra 88 mortes pelo vírus Influenza contra 14 no primeiro semestre do ano passado. Porto Alegre tem 10 mortes e lidera o ranking no Estado em 2022. Em segundo lugar estão Santa Cruz, Bento Gonçalves e Caxias do Sul, cada um com cinco falecimentos.
O médico infectologista Eduardo Sonda explica que os sintomas gripais são febre, dor de garganta, tosse, dor de cabeça e no corpo que representam um quadro geralmente gripal causado por Covid-19 ou Influenza, entre outros vírus respiratórios. O quadro pode evoluir para falta de ar ou agravar alguma doença pré-existente. “Isso é a síndrome respiratória aguda grave, em que o paciente acaba evoluindo com uma pneumonia mais grave e precisando de hospitalização dentro de um quadro mais sério”.
LEIA TAMBÉM: Casos de gripe aumentam devido à redução de hábitos de prevenção, diz especialista
Publicidade
Ainda segundo o infectologista, o que geralmente ocorre é que pacientes que têm alguma doença pulmonar pré-existente ou que fazem algum tipo de tratamento, apresentam o fator de risco para desenvolver quadros graves de Influenza, Covid-19, entre outros, e os casos acabam evoluindo para síndrome respiratória aguda grave.
De acordo com a Prefeitura de Santa Cruz, a procura pela vacinação contra gripe está lenta. As doses estão disponíveis em todas as salas de vacinas, para qualquer interessado. A população alvo no município é de 54.571. Até agora, foram aplicadas 41.112 doses. No entanto, nem todas foram são para a população alvo, pois a campanha está aberta para o público em geral há mais de um mês.
LEIA TAMBÉM: Estado recomenda ampliação da vacinação contra a gripe para todas idades
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!