Durante todo o ano passado, Santa Cruz do Sul recebeu 2,7 milhões de visitantes, sendo considerado o 10º destino com o maior fluxo de turismo no Rio Grande do Sul. O dado pertence a um estudo desenvolvido pela operadora de telefonia Vivo para o Sebrae-RS e a Secretaria Estadual de Turismo. O relatório Fluxo do Turismo no RS foi apresentado pela Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Aturvarp) durante a reunião mensal realizada em julho, em Vale Verde.
O presidente da Aturvarp, Djalmar Ernani Marquardt, explica que a pesquisa foi realizada pela segunda vez. A primeira edição, de 2019, não listava Santa Cruz entre os dez destinos mais frequentados por visitantes. “Essa classificação mostra como o segmento do turismo é importante para nossa economia. Durante o último ano foram quase 3 milhões de visitantes, pessoas de outras cidades que, por algum motivo, vieram para Santa Cruz do Sul”, destaca.
LEIA TAMBÉM: Projeto do geoparque é lançado em Candelária; entendas as próximas etapas
Publicidade
O presidente aponta a importância desse dado para quantificar o volume de pessoas que vêm à região e aqui consomem, utilizam serviços e movimentam a economia local. “Por isso, precisamos estar sempre atuando na qualificação, criação e melhoramento de serviços voltados ao turismo e à recepção de visitantes”, reforça.
O encontro mensal da Aturvarp ocorreu na propriedade Sabores da Colônia, localizada no interior de Vale Verde. A ação também integra outra parceria do Sebrae com a Aturvarp, na área do desenvolvimento do Turismo Rural. Está em andamento o Programa Qualifica Turismo Vale do Rio Pardo. No último mês, foi realizada a etapa com o tema “Finanças”, em parceria com o Sicredi Vale do Rio Pardo.
LEIA TAMBÉM: Caminhada fará ligação entre o Cristo Acolhedor de Sobradinho e o Cristo Protetor de Encantado
Publicidade
Além da apresentação do relatório, Marquardt mostrou aos representantes dos 13 municípios participantes a prestação de contas do segundo trimestre de 2023 da Aturvarp, assim como outras programações em andamento, como o bicentenário da imigração alemã no Rio Grande do Sul e o lançamento do Geoparque Vale do Rio Pardo. A entidade tem novo encontro agendado para o dia 25 de agosto, em Rio Pardo, em um empreendimento turístico ainda a ser definido.
Segundo o analista de Articulação de Projetos do Sebrae Vales do Taquari e Rio Pardo, Diego Zenkner, a Vivo, que detém 47% da operação de telefonia móvel no Rio Grande do Sul, foi contratada pelo Sebrae para realizar a pesquisa. “Com quase metade da operação, a Vivo tem condições de chegar ao número real de visitantes, por meio da amostra coletada a partir da sua atuação no Estado”, explica.
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz é destaque nacional com a Lei de Liberdade Econômica
Publicidade
A pesquisa, conforme o analista do Sebrae, contabilizou visitas feitas por pessoas que percorreram, no mínimo, 70 quilômetros de distância nos deslocamentos e ficaram no mínimo quatro horas no município. Zenkner diz ainda que a quantidade (2.793.164 visitantes) contabiliza todas as visitas feitas durante o ano. “Pode ser que uma mesma pessoa tenha ido várias vezes ao município e todas essas vezes foram contabilizadas”, esclarece. Conforme o Fluxo Turístico no RS, foram contabilizadas 692.131 pessoas diferentes que realizaram 2,7 milhões de visitações a Santa Cruz em 2022.
LEIA TAMBÉM: Ações sociais da Procissão das Criaturas serão voltadas à ONG Cavalo de Lata
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.