Santa Cruz é a primeira cidade a ter dois irmãos premiados no mesmo ano na 5ª Região Tradicionalista

O santa-cruzense Gabriel Kothe Bartz, de 12 anos, foi eleito, no último fim de semana, o 2º Piá do Rio Grande do Sul. A conquista do título do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) ocorreu durante o 33º Entrevero Cultural de Peões do Estado, realizado em Palmeira das Missões. Agora o jovem figura ao lado da irmã, Amanda Kothe Bartz, de 13 anos, que foi eleita a 2ª Prenda Mirim do Estado no ano passado e terminará a gestão em um evento em Bagé, entre os dias 19 e 21 de maio.

Os irmãos, alunos da Escola Estadual Estado de Goiás, integram o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Lanceiros de Santa Cruz e participam das competições pela 5ª Região Tradicionalista, que engloba 15 municípios. Na escolha do santa-cruzense, 40 competidores disputaram os títulos e fizeram prova escrita, avaliação artística e provas campeiras. “Foi uma preparação muito intensa. A prova escrita estava bem difícil, acertei 19 de 25 questões sobre história e geografia do Rio Grande do Sul e sobre tradicionalismo e folclore”, conta Gabriel.

Para Amanda, o período como 2ª Prenda Mirim foi afetado em parte pela pandemia, mas ainda rendeu a participação em muitas atividades. “Não estavam acontecendo os eventos oficiais do MTG, então criamos eventos nas nossas regiões. Assim, pude conhecer muitas cidades e lugares novos”, conta. Sobre a conquista do irmão, ela disse sentir muito orgulho e comemorou o fato de ele possuir um cargo igual ao dela. Dessa forma, os dois poderão ser um par nos eventos até o fim da gestão.

Publicidade

Os irmãos concordam que a participação no CTG e, principalmente, nas competições traz uma série de benefícios, como a facilidade para aprender os conteúdos em sala de aula, fazer amigos e ter desenvoltura na hora de falar. “O aprendizado é algo que vamos levar para o resto da vida”, menciona Gabriel, que terá o primeiro de muitos eventos na gestão em Pelotas, no dia 14 de maio.

LEIA TAMBÉM: Coordenador da 5ª RT projeta novo evento tradicionalista em Santa Cruz para 2022

A mãe, Sirlene Kothe, destaca que os dias da competição foram de ansiedade, mas de muita emoção, especialmente ao assistir a prova artística, na qual Gabriel foi muito aplaudido. “Não é por sermos os pais, mas todo mundo diz que eles têm um diferencial”. O pai, Marcos Romeu Bartz, também ficou emocionado com o desempenho do caçula. “São conquistas através de Deus, que conduz o caminho da gente”, disse.

Publicidade

Além da participação no CTG desde os 4 e os 6 anos de idade, Gabriel e Amanda são integrantes do coral da Igreja São José e estudam no 7º e no 8º anos. No tempo livre, os irmãos se dedicam à música: ele está aprendendo a tocar acordeon, enquanto ela já toca piano, violão e ukulele. No quarto de estudo e prática de música, uma estante está coberta de troféus das competições individuais e em grupo de que os dois participaram ao longo dos anos. E eles prometem continuar estudando, para aumentar a coleção de prêmios.

Destaque na região

Luiz Vieira: fato inédito para a 5ª RT

A conquista de Gabriel e a vitória de Amanda no ano passado representam um lugar de destaque para a região. Conforme o coordenador da 5ª Região Tradicionalista, Luiz Clóvis Vieira, Santa Cruz do Sul é a primeira cidade a ter dois irmãos premiados no mesmo ano no Estado. “É um fato inédito. Quando a Amanda ganhou, há mais de dez anos que não vinham prêmios para cá, e na categoria do Gabriel ele é o primeiro vencedor da região como Piá”, afirma.
Segundo Vieira, a participação no concurso é individual. Cada participante conta com o apoio das entidades e da família, e a coordenação da 5ª RT oferece apoio moral. “Para o Gabriel chegar em nível de Estado, concorreu com mais de 200 pessoas, pois passou pelas entidades e a regional para ir até lá. Os melhores peões que o Estado tem vão competir e se aposta muito na capacidade dele”.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.