Categories: Regional

Santa Cruz é a melhor cidade do Estado para investir no mercado imobiliário e industrial

A consultoria Urban Systems acaba de divulgar a atualização das melhores cidades do país para investimentos em diversos segmentos. O levantamento foi contratado pela revista Exame. Santa Cruz do Sul é destaque principalmente na área da indústria. O município aparece na posição de número 20 no país e em primeiro lugar no Rio Grande do Sul.

O relatório analisa municípios com mais de 100 mil habitantes e leva em conta dados de dez indicadores: empregos no setor industrial, empregos com alta e média remuneração, estabelecimentos industriais, renda do trabalhador na indústria, exportação, distância para aeroporto com voos regulares, distância do porto, paralisações no serviço de água, rodovias federais e concentração de empregos no setor.

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz do Sul é a 72ª cidade com mais ricos no Brasil

Publicidade

No recorte estadual na área da indústria, Santa Cruz está a frente de Rio Grande, Sapucaia do Sul, Bento Gonçalves, Cachoeirinha e Canoas, que também aparecem na lista dos 100 melhores municípios brasileiros para se investir no segmento. O primeiro lugar no país é ocupado por Camaçari, na Bahia.

Outra área em que Santa Cruz está em destaque é no investimento imobiliário. O município é considerado o melhor neste segmento dentro do Rio Grande do Sul. No país, a cidade está em 96º. Caxias do Sul também aparece entre as 100 melhores, na 99ª posição. A Urban Systems utiliza relatórios que englobam itens como empresas de construção civil, crescimento de estabelecimentos comerciais, crescimento das empresas de serviços e novos domicílios. No país, a liderança é do município de São Paulo.

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz é o 15° município com maior potencial de consumo no Estado

Publicidade

Nas demais áreas pesquisadas, Santa Cruz também figura em destaque para quem deseja investir na área da agricultura. O município está em quinto no Rio Grande do Sul, atrás de Caxias do Sul, Uruguaiana, Rio Grande e Erechim. No cenário nacional, Santa Cruz está na 99ª colocação. É analisado o desempenho em segmentos como empregos, crescimento da produção, produtividade e exportação. A primeira posição no ranking brasileiro é de Juazeiro, na Bahia.

Outro destaque para Santa Cruz é no setor de serviços. São avaliados os desempenhos na geração de empregos no setor, estabelecimentos de serviços, banda larga de alta velocidade, renda do trabalhador e qualificação. O município figura em sexto no Rio Grande do Sul, atrás de Porto Alegre, Bagé, Santa Maria, Pelotas e Rio Grande. No país, Santa Cruz está na 78ª posição.

O único setor pesquisado pela consultoria em que a principal cidade do Vale do Rio Pardo não aparece na lista dos 100 principais municípios brasileiros para se investir é na Educação. O relatório avalia a situação de segmentos como matrículas na educação básica, variação do número de alunos por escolas, matrículas no ensino superior e estabelecimentos de ensino. No cenário nacional, a liderança no setor é de São Paulo. O único município gaúcho que aparece na lista dos 100 mais no segmento da Educação é Porto Alegre, na 94ª posição.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz é a segunda cidade no Estado que mais empregou

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.