Geral

Santa Cruz do Sul vai sediar o Encontro Gaúcho da Amizade

Entre os dias 18 e 20 de agosto, Santa Cruz do Sul vai sediar o Encontro Gaúcho de Casas da Amizade. O evento abrange os municípios do distrito 4680 do Rotary (regiões Leste, Centro e Sul do Rio Grande do Sul), mas também receberá participantes de Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais e Piauí. O objetivo é que as integrantes conheçam o trabalho de outras casas, troquem experiências e apresentem projetos que estão em execução. Os melhores serão premiados.

Segundo a vice-presidente da Associação Casa da Amizade de Santa Cruz e também organizadora do encontro, Maria Faleiro, a expectativa é receber em torno de 300 pessoas. As atividades serão realizadas na sede da Associação Atlética Souza Cruz. “Para nós é uma honra. É um evento que ocorre a cada dois anos e proporciona aprendizado, confraternização, amizade e também premiações aos projetos que se destacam.”

LEIA TAMBÉM: Caravana da Alegria realiza encontro na Casa da Amizade

Publicidade

Conforme a programação, na noite de 18 de agosto será feita a recepção das convidadas. Ao longo do dia 19, as participantes discutirão os projetos sociais de cada uma das casas e premiarão os melhores. “Depois teremos uma noite à brasileira, onde nossos grupos de dança vão se apresentar”, acrescenta Maria. O sábado, 20, será dedicado às palestras e trocas de experiências, assim como uma visita à Casa da Amizade de Santa Cruz. O encerramento será feito com uma noite alemã, na qual os visitantes poderão conhecer um pouco da cultura, da música e da gastronomia típica.

A Casa da Amizade de Santa Cruz do Sul foi fundada em 21 de maio de 1963 por esposas de integrantes do Rotary, que na época não aceitava mulheres. Desde então, desenvolve projetos sociais e arrecada fundos que são destinados à população em situação de vulnerabilidade social do município. De acordo com Berenice Schramm, integrante da diretoria, entre as ações estão doações de roupas e fraldas para recém-nascidos e o Laços de Amizade, projeto que produz e vende guirlandas e destina os recursos arrecadados para instituições. “São projetos pequenos mas muito bons e que têm ajudado muita gente”, ressalta Berenice. Para custear as despesas da casa, que foi construída com recursos próprios, as 114 associadas pagam uma mensalidade. Também é realizado mensalmente um brique de produtos usados, aberto a toda a comunidade.

LEIA TAMBÉM: Rotary e Casa da Amizade empossam novas diretorias

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Guilherme Bica

Share
Published by
Guilherme Bica

This website uses cookies.