O Pint of Science é o maior debate de ciência do mundo que ocorre fora dos ambientes universitários. O Brasil, em 2022, vai contar com uma edição especial do evento nos dias 7, 8 e 9 de novembro. Em Santa Cruz do Sul serão duas noites: terça-feira, 8, no Bar do Nêny, e na quarta-feira, 9, na Cervejaria Hbier. A edição no município é organizada pelos Programas de Pós-Graduação em Promoção da Saúde e também Tecnologia Ambiental da Unisc.
LEIA TAMBÉM: Profissionais do futuro: Viva Unisc recebe mais de 3 mil estudantes
Na terça-feira, o bate-papo vai ser sobre “Meio ambiente: como a ciência e a tecnologia contribuem para um planeta e sociedade mais sustentáveis”. A conversa será com o biólogo e doutor em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, Elizandro Oliveira Silveira; e com o Engenheiro Ambiental e Sanitarista e doutor em Tecnologia Ambiental, Gustavo Stolzenberg Colares. Eles vão falar sobre como a ciência e a tecnologia estão avançando para minimizar e resolver questões relacionadas, por exemplo, ao aquecimento global, poluição das águas, solos e ar, apresentando ainda as principais tendências e desafios.
Publicidade
Já na quarta-feira, a temática “A era das pandemias” será abordada através de um bate-papo com médico infectologista, diretor técnico do Hospital Santa Cruz e professor da Unisc, Marcelo Carneiro; e com o geógrafo, doutor em Educação e professor da Unisc, Camilo Darsie, trazendo um breve histórico sobre os fatores que influenciam o surgimento das pandemias e demais aspectos econômicos e sociais envolvidos.
O festival é gratuito e o público paga apenas o que consumir no local das apresentações.
LEIA TAMBÉM: Aprendiz Unisc é lançado com foco na qualificação de jovens
Publicidade
A ideia surgiu depois que dois pesquisadores do Imperial College London, Michael Motskin e Praveen Paul, organizaram um evento chamado Encontro com Pesquisadores, em 2012. Nesse encontro, pessoas com Alzheimer, Parkinson, doenças neuromusculares e esclerose múltipla foram convidadas para conhecer os laboratórios dos cientistas e ver de perto o tipo de pesquisa que realizavam.
A experiência foi tão inspiradora que a dupla decidiu propor um evento em que os pesquisadores pudessem sair das universidades e institutos de pesquisa para conversar diretamente com as pessoas e assim, em maio de 2013, surgiu o Pint of Science.
De lá para cá, o evento cresceu. Em 2019 milhares de pesquisadores em 400 cidades e 24 países compartilharam e discutiram descobertas com pessoas em pubs, bares, restaurantes e até mesmo cafés.
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.