Esportes

Santa Cruz do Sul vai receber seleções dos Estados Unidos, Brasil e Porto Rico

Santa Cruz do Sul vai receber jogos da Seleção Brasileira masculina de basquete pelas eliminatórias do Mundial adulto. Os duelos serão disputados em fevereiro. O Ginásio Poliesportivo Arnão vai sediar as partidas contra Porto Rico e Estados Unidos, nos dias 23 e 26, respectivamente. As informações sobre venda de ingressos serão disponibilizadas em breve.

A delegada técnica da Fiba Américas, Fátima Aparecida da Silva, esteve no município para uma vistoria das instalações e infraestrutura. Após envio de relatório para a sede da entidade, em Miami, Santa Cruz do Sul recebeu a aprovação, comunicada pela Confederação Brasileira de Basquete (CBB) na segunda-feira, 26.

LEIA MAIS: Santa Cruz do Sul passa por vistoria em processo para sediar Mundial de basquete

Publicidade

Conforme o diretor de basquete do União Corinthians, Diego Puntel, os dois dias de vistoria foram intensos. “Fizemos os trajetos entre ginásio, academia, hotel e hospitais. Todo o setor ambulatorial e o atendimento de emergência foram verificados. As linhas do ginásio foram medidas. Até os banheiros passaram por medição. Tudo foi reportado. Apenas alguns ajustes pontuais foram exigidos. Estamos muito felizes. Agradecemos a parceria da Prefeitura”, destacou.

Santa Cruz do Sul tem uma linda história com o basquete. Foi casa do Pitt/Corinthians, campeão brasileiro em 1994 diante do Franca, sob o comando de Ary Vidal. “Santa Cruz do Sul e o basquete tem uma linda relação de amor. A tradição nessa modalidade, aliada com a vocação para organizar eventos de grande porte, farão da nossa cidade, mais uma vez, a capital nacional do basquete. Estamos preparados e muito contentes em receber atletas de tão alto nível, sendo um momento histórico para o município”, disse a prefeita Helena Hermany.

A ida da Seleção Brasileira para Santa Cruz do Sul é uma parceria entre a CBB, Prefeitura, através da Secretaria de Esportes, e também o União Corinthians, campeão do Brasileirão em 2021 e na elite do basquete nacional. Também faz parte de um projeto de levar a Seleção para todos os cantos do país. O Brasil já jogou no Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste, e vai mais uma vez para o Sul, desta vez para o Rio Grande do Sul – na última janela em casa, jogou em Jaraguá do Sul, Santa Catarina.

Publicidade

“Desde que assumimos a gestão da CBB, as Seleções passaram por todas as regiões, também o Norte, quando realizamos uma AmeriCup da base masculina. Levar basquete de Norte a Sul é um compromisso nosso e estamos ansiosos pelos jogos no Arnão, numa cidade que respira basquete e que terá casa cheia para nos empurrar para o Mundial”, frisou o presidente da CBB, Guy Peixoto Jr.

Como estão as eliminatórias?

A segunda fase é composta de dois grupos de seis. O Brasil liderou o grupo B na primeira fase e avançou em primeiro, com cinco vitórias e uma derrota. Agora no grupo F, o Brasil é segundo, atrás dos Estados Unidos. Em San Juan, o Brasil perdeu para Porto Rico por 75 a 72, mas conseguiu uma excelente vitória diante dos Estados Unidos em Washington por 94 a 79. O pivô Bruno Caboclo foi o cestinha da partida no dia 11 de novembro, com 24 pontos. Georginho também teve uma grande atuação, com 18 pontos.

As eliminatórias classificam os sete primeiros colocados das Américas para o Mundial. As seleções estão divididas em dois grupos na segunda fase: os três primeiros de cada, além do quarto melhor colocado, carimbam o passaporte para a competição a ser realizada na Indonésia, nos Japão e nas Filipinas, entre os dias 25 de agosto e 10 de setembro de 2023.

Publicidade

LEIA MAIS: União Corinthians reforça importância da campanha Sócio Torcedor no NBB

Para garantir a vaga, a Seleção Brasileira precisa vencer um dos jogos que fará contra Porto Rico e Estados Unidos em fevereiro. Caso seja derrotada nas duas partidas, teria que torcer para a Argentina perder seus próximos dois jogos ou o México perder para o Uruguai.

Bruno Caboclo foi destaque no primeiro duelo contra os Estados Unidos
Divulgação: Fiba Américas

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.