ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Santa Cruz do Sul vai receber seleções dos Estados Unidos, Brasil e Porto Rico

Foto: Divulgação

Santa Cruz do Sul vai receber jogos da Seleção Brasileira masculina de basquete pelas eliminatórias do Mundial adulto. Os duelos serão disputados em fevereiro. O Ginásio Poliesportivo Arnão vai sediar as partidas contra Porto Rico e Estados Unidos, nos dias 23 e 26, respectivamente. As informações sobre venda de ingressos serão disponibilizadas em breve.

A delegada técnica da Fiba Américas, Fátima Aparecida da Silva, esteve no município para uma vistoria das instalações e infraestrutura. Após envio de relatório para a sede da entidade, em Miami, Santa Cruz do Sul recebeu a aprovação, comunicada pela Confederação Brasileira de Basquete (CBB) na segunda-feira, 26.

Publicidade

LEIA MAIS: Santa Cruz do Sul passa por vistoria em processo para sediar Mundial de basquete

Publicidade

Conforme o diretor de basquete do União Corinthians, Diego Puntel, os dois dias de vistoria foram intensos. “Fizemos os trajetos entre ginásio, academia, hotel e hospitais. Todo o setor ambulatorial e o atendimento de emergência foram verificados. As linhas do ginásio foram medidas. Até os banheiros passaram por medição. Tudo foi reportado. Apenas alguns ajustes pontuais foram exigidos. Estamos muito felizes. Agradecemos a parceria da Prefeitura”, destacou.

Santa Cruz do Sul tem uma linda história com o basquete. Foi casa do Pitt/Corinthians, campeão brasileiro em 1994 diante do Franca, sob o comando de Ary Vidal. “Santa Cruz do Sul e o basquete tem uma linda relação de amor. A tradição nessa modalidade, aliada com a vocação para organizar eventos de grande porte, farão da nossa cidade, mais uma vez, a capital nacional do basquete. Estamos preparados e muito contentes em receber atletas de tão alto nível, sendo um momento histórico para o município”, disse a prefeita Helena Hermany.

Publicidade

A ida da Seleção Brasileira para Santa Cruz do Sul é uma parceria entre a CBB, Prefeitura, através da Secretaria de Esportes, e também o União Corinthians, campeão do Brasileirão em 2021 e na elite do basquete nacional. Também faz parte de um projeto de levar a Seleção para todos os cantos do país. O Brasil já jogou no Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste, e vai mais uma vez para o Sul, desta vez para o Rio Grande do Sul – na última janela em casa, jogou em Jaraguá do Sul, Santa Catarina.

Publicidade

“Desde que assumimos a gestão da CBB, as Seleções passaram por todas as regiões, também o Norte, quando realizamos uma AmeriCup da base masculina. Levar basquete de Norte a Sul é um compromisso nosso e estamos ansiosos pelos jogos no Arnão, numa cidade que respira basquete e que terá casa cheia para nos empurrar para o Mundial”, frisou o presidente da CBB, Guy Peixoto Jr.

Como estão as eliminatórias?

A segunda fase é composta de dois grupos de seis. O Brasil liderou o grupo B na primeira fase e avançou em primeiro, com cinco vitórias e uma derrota. Agora no grupo F, o Brasil é segundo, atrás dos Estados Unidos. Em San Juan, o Brasil perdeu para Porto Rico por 75 a 72, mas conseguiu uma excelente vitória diante dos Estados Unidos em Washington por 94 a 79. O pivô Bruno Caboclo foi o cestinha da partida no dia 11 de novembro, com 24 pontos. Georginho também teve uma grande atuação, com 18 pontos.

Publicidade

As eliminatórias classificam os sete primeiros colocados das Américas para o Mundial. As seleções estão divididas em dois grupos na segunda fase: os três primeiros de cada, além do quarto melhor colocado, carimbam o passaporte para a competição a ser realizada na Indonésia, nos Japão e nas Filipinas, entre os dias 25 de agosto e 10 de setembro de 2023.

Publicidade

LEIA MAIS: União Corinthians reforça importância da campanha Sócio Torcedor no NBB

Para garantir a vaga, a Seleção Brasileira precisa vencer um dos jogos que fará contra Porto Rico e Estados Unidos em fevereiro. Caso seja derrotada nas duas partidas, teria que torcer para a Argentina perder seus próximos dois jogos ou o México perder para o Uruguai.

Bruno Caboclo foi destaque no primeiro duelo contra os Estados Unidos
Divulgação: Fiba Américas

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta