Roberto Gross mantém nos fundos de casa uma cervejaria artesanal que atende ao paladar exigente dele e de seus familiares. Ele é um cervejeiro e faz parte de um grupo estimado em mais de 80 santa-cruzenses que fabricam sua própria bebida e alimentam essa tradição.
Gross é vice-presidente da Associação de Cervejeiros e Cervejarias de Santa Cruz do Sul (Acersc) e projeta a criação de um roteiro turístico de apreciação da bebida, com pontos de venda e degustação regionais. A estimativa é de que o segmento esteja organizado em dois anos.
O assunto entra em discussão quando a Assembleia Legislativa propõe criar uma rota estadual da cerveja, contemplando municípios do Vale do Sinos e da Serra Gaúcha – e, por enquanto, deixando Santa Cruz de fora. “Nós estamos caminhando para a estruturação também. Mais dois anos e teremos condições de implementar uma iniciativa assim”, adianta Gross.
Publicidade
Perspectiva
Conforme a Acersc, atualmente existem seis cervejarias em Santa Cruz. A projeção é de que sejam criadas mais quatro em 2018. Segundo o titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Flávio Bender, o município já trabalha para a criação de um ponto fixo para venda da cerveja artesanal, na antiga Bierhaus. “Será um restaurante típico. Além disso, temos a possibilidade de montar uma vila típica, aberta durante todo o ano. Seremos a cidade da cerveja artesanal.”
ESTABELECIMENTOS
Publicidade
10 será o número de cervejarias artesanais em Santa Cruz até o fim do ano que vem. Hoje já são seis e outras quatro devem se instalar em 2018.
Rota estadual
O deputado Elton Weber (PSB) colocou na pauta de votação dessa terça-feira, 28, na Assembleia Legislativa gaúcha, o projeto que cria a Rota das Cervejarias nos municípios das regiões do Vale do Sinos e Serra. “Esta foi uma proposta daquelas regiões. Eles se organizaram e nos procuraram, ainda no ano passado. Santa Cruz também tem essa característica cultural e de produção, e pode muito bem criar a sua rota também”, justifica.
Publicidade
O Projeto de Lei 38 de 2016, que cria a Rota das Cervejarias, não foi votado nessa terça. A proposta foi retirada da pauta, por conta do pedido de urgência em outros projetos.
This website uses cookies.