Após o sucesso da terceira edição da Parada da Diversidade, agora Santa Cruz do Sul prepara-se para viver uma semana inteirinha dedicada à causa. De 21 a 28 deste mês, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul, por intermédio da Coordenadoria Municipal da Diversidade, e a ONG Desafios, com apoio do Conselho Municipal de Diversidade (Comudi), promovem a 2ª Semana Municipal da Diversidade.
LEIA MAIS: FOTOS: Parada da Diversidade reúne grande público na Praça da Bandeira
Na prática estão previstas atividades para além das datas oficias de início e término da semana. Já no dia 13 de junho, próxima terça-feira, terá início a mostra fotográfica Um Olhar da Diversidade, com trabalhos de fotógrafos de Santa Cruz do Sul e também de outros municípios, com presenças já confirmadas de Lajeado e Porto Alegre. Já no dia 9 de julho encerra no Centro de Cultura Jornalista Francisco José Frantz.a Exposição de Vestidos de Misses. Será portanto quase um mês de intensa programação.
Publicidade
Diferente do ano passado, quando a Parada da Diversidade e o Concurso de Miss e Mister integraram a grade de eventos, nesta edição as duas realizações não foram incluídas na semana oficial. “Queremos ocupar mais espaços e dar mais visibilidade à causa LGBT por isso decidimos dissolver eventos durante todo o ano. Agora na Semana da Diversidade vamos focar mais nos debates, no diálogo, nas conversas, na explanação dos assuntos com todos os segmentos da sociedade”, explicou o coordenador municipal da Diversidade, Ruben Quintana.
Assim como na primeira edição, a comunidade escolar será engajada por meio das rodas de conversa que ocorrerão nas escolas. Na pauta, a luta da população LGBT contra o preconceito e a discriminação e falas sobre promoção da tolerância, do respeito às diferenças e da inclusão social, com a utilização de materiais audiovisuais pela Coordenadoria Municipal da Diversidade.
LEIA TAMBÉM: Feira da Diversidade se consolida e ajuda a fomentar a geração de renda
Publicidade
Também haverá panfletagem, sessão de cinema drive in, discussões e no encerramento um ato em memória das vítimas de LGBTfobia. “Dia 28 de junho é o dia do orgulho gay e queremos reforçar que apesar dos avanços, o Brasil ainda ostenta o triste título de país que mais mata LGBTs no mundo. A cada 32 horas uma pessoa é morta. Vamos soltar balões pretos e fazer esse alerta, lembrando que ainda há muita violência contra essas pessoas”, observou Ruben.
Dois importantes momentos de debate terão como palco a Câmara de Vereadores. O primeiro será uma audiência pública, no dia 21, às 18h30, logo após a abertura oficial da Semana da Diversidade. É o momento para a comunidade apresentar demandas, levar sugestões, propor discussões, dialogar e refletir sobre convívio social, enfrentamento às violências, garantia de direitos e cumprimento de deveres. Na ocasião será feito um retrospecto dos primeiros dez meses de atuação da Coordenadoria da Diversidade em Santa Cruz do Sul.
Já na terça-feira, dia 27, haverá uma plenária intitulada LGBTs no Poder. São esperados convidados de fora do município, pessoas LGBT que ocupam espaços de liderança e tomada de decisões na sociedade gaúcha. A proposta é construir um amplo debate, trazendo diferentes visões e linhas ideológicas.
Publicidade
Uma novidade na programação da segunda edição da Semana da Diversidade é a Exposição de Vestidos de Misses, uma atração inédita que ocorrerá a partir do dia 21, com abertura às 16 horas, no Centro de Cultura Jornalista Francisco José Frantz. Ali ficarão expostos até o dia 9 de julho, para apreciação do público em geral, por duas semanas, vestidos, coroas e faixas de beldades LGBTQIA+ de todo o Estado, ganhadoras de diversos títulos no decorrer dos últimos anos.
LEIA TAMBÉM: Câmara aprova igualdade salarial entre homens e mulheres
As pessoas que prestigiarem as diversas atrações da semana estão sendo convidadas a contribuir com a doação de roupas para a campanha do agasalho e também de alimentos, que poderão ser entregues nos locais dos eventos.
Publicidade
Confira a programação da Semana da Diversidade:
- Mostra Fotográfica Um Olhar da Diversidade
Data: 13 de junho
Hora: 15h
Local: Centro de Cultura Jornalista Francisco José Frantz - Exposição de Vestidos de Misses
Data: 21 de junho
Hora: 16h
Local: Centro de Cultura Jornalista Francisco José Frantz - Abertura Oficial
Data: 21 de junho
Hora: 18 horas
Local: Câmara de Vereadores - Audiência Pública – Coordenadoria da Diversidade
Data: 21 de junho
Hora: 18h30
Local: Câmara de Vereadores - Rodas de Conversa
Data: 22 de junho
Hora: 8 horas
Local: Emef Santuário - Mobilização Social – ONG Desafios (panfletagem, cadastro, parcerias, divulgação de dados)
Data: 24 de junho
Hora: 9 horas
Local: Praça da Catedral (Rua Marechal Floriano) - Cine Drive In
Data: 25 de junho
Hora: 18 horas
Local: Praça da Bandeira - Roda de Conversa
Data: 26 de junho
Local: Escolas - Plenária Políticas LGBTs no Poder
Data: 27 de junho
Hora: 18 horas
Local: Câmara de Vereadores - Ato em Memória das Vítimas de LGBTfobia
Data: 28 de junho
Hora: 18 horas
Local: Praça da Bandeira
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade