ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Santa Cruz do Sul para chamar de lar

Educação de qualidade foi um dos motivos que trouxeram a família Martini para Santa Cruz do Sul

As famílias Martini, Maschio e Cerva encontraram em Santa Cruz do Sul a combinação perfeita para o desenvolvimento da família e criação dos filhos: um município que oferece segurança, qualidade de vida, ótimas opções de gastronomia e lazer, mas com um ritmo calmo, que só um município do interior consegue trazer. Tudo isso aliado a uma educação de qualidade motivou a família Martini a abandonar Luziânia, em Goiás, e buscar um novo lar.

Gaúchos de nascimento, mas com uma vida inteira construída no centro do País, Gustavo e Vanessa Martini tomaram, no fim do ano passado, a importante decisão de se mudar para a cidade que visitavam no período de inverno. As férias na casa de familiares em Santa Cruz agora têm a realidade do cotidiano. Tudo pensando em dar o melhor para as pequenas Liara, de 8 anos, e Beatriz, 5, estudantes do Colégio Mauá.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Colégio Mauá: semente para conquistar um futuro de sucesso

Publicidade

“Por conhecer o município, sempre tivemos vontade de vir pra cá em algum momento da vida e decidimos vir agora pela idade das meninas, uma fase tranquila para adaptação”, frisa Gustavo. Por falar em adaptação, a mãe Vanessa é só sorrisos ao comemorar a rápida ambientação das filhas na cidade e no colégio. “Foi muito rápida essa adaptação, e isso sem dúvidas nos deixa mais tranquilos nesse início”, destacou a mãe.

O suporte da equipe diretiva do Mauá foi um fator decisivo para os Martini. “Eu lembro que no primeiro contato com a direção, quando ainda estávamos em Luziânia, vi que a escola era diferente. Toda atenção que nos deram nas ligações, a preocupação que tinham com as meninas chegarem e logo serem bem recebidas. Não tenho dúvidas de que tudo isso refletiu para que elas logo se sentissem bem na escola. Tanto que tem dias que elas nem dão ‘tchau’ direito pra nós, querendo logo chegar na sala de aula”, conta Vanessa.

Mudança de vida

Publicidade

Esse desejo de ter uma vida mais segura, com tranquilidade e educação de qualidade, também motivou a família Maschio a se mudar de Cachoeira do Sul e encontrar morada em Santa Cruz. Michele, mãe das jovens Laura, de 10 anos, e Carolina, 15, é enfermeira e já atuava há 12 anos no município. No entanto, somente após as meninas aceitarem encarar o desafio foi que a mudança aconteceu.

Publicidade

Laura e Carolina aceitaram o desafio de se mudar com a mãe

Elas chegaram em fevereiro deste ano e já se sentem em casa. “Decidimos vir pra cá na quarta-feira de cinzas e na outra semana eu já estava matriculando as meninas. Conhecia a escola, mas todo o suporte dado pela direção naquele momento me fez ter a certeza de que a escolha pela cidade e a escola foram certeiras. As meninas foram muito bem recebidas por todos, já fizeram amigos, estão bem nas atividades de aula e felizes. É o que mais importa”, explicou Michele.

Do Uruguai para o Brasil

A conexão Montevidéu-Santa Cruz do Sul aconteceu por questões profissionais, mas a família Cerva encontrou um ambiente multicultural e acolhedor para a criação dos filhos. “Sempre pensamos em viver em um lugar onde as culturas se encontrassem e houvesse um forte senso de comunidade. Nossa filha sempre gostou muito disso”, explica Jessica, mãe da estudante Macarena Cerva, de 14 anos.

Publicidade

Desde a chegada em fevereiro de 2023, a adaptação foi tranquila e rápida, apesar das dificuldades iniciais com o idioma. A beleza e a paz de Santa Cruz logo conquistaram os Cerva, que além do Uruguai moraram recentemente em Santiago, no Chile, e Madri, na Espanha.

Publicidade

Para Macarena, o desafio – logo superado – foi o novo idioma

Hoje, enquanto uma das filhas cursa Odontologia na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), a outra, Macarena, acumula ótimas notas no oitavo ano do Colégio Mauá. “Tive facilidade para me comunicar com os colegas desde o início. Apenas nas provas tive um pouco mais de dificuldade com o português, mas logo consegui aprender bem”, conta a jovem.

LEIA MAIS DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta