A Semana do Meio Ambiente de Santa Cruz do Sul 2023 começou nesta segunda-feira, 29, e ocorre até o dia 5 de junho. A edição deste ano adotou o tema “O nosso cinturão verde e qualidade de vida”. O evento também abordará temas como reciclagem e sustentabilidade através de palestras, oficinas e outras atividades.
A abertura oficial foi com um painel de discussão e o lançamento de e-book sobre o Cinturão Verde, às 8h30, na Associação Comercial e Industrial (Rua Venâncio Aires, 633), nesta segunda-feira, 29. Conforme a diretora de Gestão Ambiental e Sustentabilidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Semass), Josiane Frantz, a programação de 2023 está focada em atividades que causem maior interatividade e impacto para a população.
LEIA TAMBÉM: Grupo avança para proteção do Cinturão Verde; veja ações
Publicidade
“Mesmo com currículos interdisciplinares nas escolas que estão direcionando para a Educação Ambiental, a repercussão na realidade é muito pequena. Para mudar este cenário, buscamos novas formas de pensar e aprender que enfatizem a inter-relação entre sociedade, economia e meio ambiente”, salienta.
De acordo com Josiane, a escolha do tema Cinturão Verde chama a atenção para um bem natural da cidade. E, em paralelo, a abordagem sobre resíduos destaca um dos maiores problemas atuais. “Queremos trazer mais informações para a população sobre os resíduos que podem ser reciclados e quais as formas de destinação correta para eles”, explica.
A integrante da comissão organizadora, engenheira ambiental Debora Leonhardt da Silva, salienta que o evento foi construído de forma extremamente colaborativa e conta com uma vasta gama de participantes do Poder Público, da iniciativa privada, instituições de ensino, organizações não-governamentais e entidades de classe, entre outras.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Dia da Conservação do Solo: por que cuidar é necessário?
Conforme Débora, o tema deste ano busca fazer com que a população conheça mais o Cinturão Verde, promovendo um sentimento de pertencimento e os benefícios que esta riqueza traz à comunidade santa-cruzense. Além disso, ele possibilita diversas abordagens para a discussão ambiental. “Trata-se de um recurso natural e isso remete a muitas coisas. Ele sofre com o descarte de resíduos; está ligado à água, com as nascentes que ficam nesta área; com a qualidade do ar, a partir das árvores”, explica.
Débora está bastante positiva com relação ao evento. “A gente vem evoluindo desde o ano passado. Nesta edição, tivemos mais empresas e instituições parceiras. Esse envolvimento vem crescendo em ambos os setores, tanto no público como no privado”, avalia.
Publicidade
Apostando na educação e na formação da população para superar os desafios da preservação ambiental, a programação também investiu em uma série de atividades em escolas públicas e privadas, como concurso de desenho, plantio simbólico de árvores nativas e palestras, entre outras. “Ao atingir o público infantil, a gente impacta a família inteira. As crianças nos cobram muito para que a gente faça as coisas certas”, afirma.
LEIA MAIS: Importância do Cinturão Verde é registrada em foto por vereador
Também estão previstos eventos ao ar livre. Em 3 de junho, acontecerá a Caminhada Ecológica meuResíduo, com início às 9 horas, na Igreja Santos Mártires das Missões, em Linha Santa Cruz (confira o link para inscrições abaixo). No domingo, 4, a Praça da Bandeira sediará duas atividades. A partir das 14 horas, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Semass), promove a ação de conscientização ambiental e teatro ” O Rio”.
Publicidade
A praça também será o ponto de partida do passeio ciclístico Dale Bike Ambiental, às 14 horas. O roteiro da atividade terá aproximadamente sete quilômetros, com percurso nas trilhas do Parque da Gruta. As inscrições devem ser feitas em https://encurtador.com.br/iAKLN, custam R$ 10,00 mais 1 quilo de alimento não-perecível. Para informações, os contatos são (51) 3713-2281 e (51) 99817-5990.
A Semana de Meio Ambiente de 2023 é uma realização coletiva, com a participação da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, através da Semass, entidades de classe, empresas, cooperativas e ONGs. A programação completa do evento, assim como os formulários para inscrições em atividades podem ser acessados através do link.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.