Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

CAGED

Santa Cruz do Sul está entre os maiores geradores de oportunidades de trabalho no Estado

Foto: Bruno Pedry/Banco de Imagens

Santa Cruz do Sul está entre os maiores geradores de oportunidades de trabalho formal no Estado. O município, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), somou 1.391 vagas em janeiro. O número faz com que seja o melhor início de ano desde 2020, quando foi adotado o novo método de medida do indicador. Tradicionalmente, o primeiro mês tem incremento com a indústria da transformação do tabaco, o que se repetiu. Na região também teve destaque Encruzilhada do Sul, com contratos temporários para a colheita da uva.

Além dos dois municípios, dos 16 avaliados mensalmente pela Gazeta do Sul, outros sete tiveram saldo positivo. Destaque para Rio Pardo, que somou 207 vagas, e Venâncio Aires, com 959, também com a influência da cadeia produtiva do tabaco. Pantano Grande teve o pior resultado, com o fechamento de 21 oportunidades de trabalho formal.

LEIA TAMBÉM: Obras de revitalização do Parque de Eventos devem ser concluídas até o início da Fecars

Publicidade

Evidenciando o poder da sazonalidade no mercado de contratações, Vacaria liderou o ranking no Rio Grande do Sul. Esse período tem tradição de bons números devido, principalmente, à fruticultura. A safra da uva também colocou entre os dez mais bem colocados no Estado Bento Gonçalves (1.535), Flores da Cunha (1.420), Bom Jesus (1.240) e Garibaldi (673).

O Estado registrou o segundo maior saldo (26.732 postos de trabalho) do País em janeiro, ficando atrás apenas de São Paulo (36.125). Em janeiro de 2025, foram contabilizados 157.072 admissões e 130.340 desligamentos, totalizando saldo de 26.732 postos Isso representa um aumento de 30,4% em comparação a janeiro de 2024.

Com relação ao setor econômico, a agropecuária e a indústria tiveram os maiores saldos, conforme apurou a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS/Sine). Foram 14.900 e 9.143 postos de trabalho, respectivamente. Também tiveram desempenho positivo no período o setor de serviços (3.726) e a construção (1.206). Já o comércio apresentou saldo negativo de – 2.243.

Publicidade

Veja os dados

LEIA MAIS SOBRE SANTA CRUZ DO SUL

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.