Após um intenso dia de atividades, Santa Cruz do Sul conheceu, na noite desse sábado, 29, a sua nova corte da diversidade para 2023/24. O concurso, realizado no Pavilhão Central do Parque da Oktoberfest, contou com participantes de Porto Alegre, Arroio do Meio, Novo Hamburgo e do próprio município.
Em sua quarta edição, o certame foi disputado em quatro categorias: Miss Gay Diversidade, Miss Trans Diversidade, Mister Diversidade e Miss Lésbica. O coordenador municipal da Diversidade, Ruben Quintana, destacou o alto nível de preparação dos candidatos e candidatas e a qualidade da produção do concurso, incluindo a decoração preparada pelo artista Sérgio Ávila.
LEIA TAMBÉM: Semana da Diversidade teve exposição de trajes de vencedoras dos concursos de beleza trans
Publicidade
Para Quintana, o evento promove a integração, inclusão e visibilidade da comunidade LGBTQIA+, unindo ao concurso de beleza música e cultura. Ele destacou também a presença de famílias e crianças na plateia torcendo pelos candidatos. “A conquista de espaço está se cumprindo na noite de hoje”, avaliou.
O corpo de 15 jurados avaliou os concorrentes em diversos momentos. A diretora de Desenvolvimento Social, Priscila Froemming, destacou que, a partir do compromisso da prefeita Helena Hermany, Santa Cruz do Sul se tornou um exemplo para o Estado, criando a Coordenadoria da Diversidade e criando o evento, que traz mais visibilidade e para o público LGBT.
LEIA TAMBÉM: Oito livros para celebrar o Mês do Orgulho LGBTQIAP+; confira
Publicidade
Integrando o grupo de avaliadores, Priscila ainda testemunhou os fortes depoimentos dos candidatos durante as entrevistas pessoais. “Foram escutas muito emocionantes. Cada concorrente tem uma história de quebra de tabus e preconceitos. Para chegar até aqui, passaram por muita coisa”.
Para a jornalista Maiara Medina, também jurada, Santa Cruz do Sul se tornou pioneira ao promover eventos como o concurso. Ela salientou que a iniciativa é muito mais do que um concurso de beleza. “Ouvi histórias que me tocaram muito. Para eles não é só uma faixa, é uma luta de uma vida inteira”.
LEIA TAMBÉM: Nova diretoria do Comudi toma posse
Publicidade
Na plateia, a Miss Diversidade Santa Cruz do Sul 2022 Celestia Glam recordou o dia em que conquistou o título e os momentos mágicos que viveu durante o período. “A noite em que ganhei foi incrível e marcou a minha vida”. Ela passou a fazer parte do Conselho Municipal dos Direitos LGBTQIA+ (Comudi) e a atuar na Coordenadoria da Diversidade. Celestia Glam destaca que o concurso contribui para o enriquecimento da cultura do município. “Não é só festa, mas também nossa existência e resistência como LGBT”.
O secretário de Cultura Marcelo Corá também integrou o grupo de jurados. Para ele, as atividades culturais são uma das grandes oportunidades de expressão da diversidade. “É desta forma que este grupo consegue expressar suas dificuldades e angústias, mexendo com as estruturas sociais”, avaliou.
LEIA TAMBÉM: Feira da Diversidade se consolida e ajuda a fomentar a geração de renda
Publicidade
A corte eleita deverá representar o município no concurso estadual, previsto para setembro deste ano, em Cruz Alta. O evento foi uma iniciativa da Ong Desafios, com apoio da Prefeitura, por intermédio da Coordenadoria da Diversidade, Conselho Municipal dos Direitos LGBTQIA+ e Associação dos Jovens Empreendedores de Santa Cruz (Ajesc).
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.