Santa Cruz do Sul contará com mais um suporte importante no enfrentamento da Covid-19. A partir de uma solicitação da Secretaria Municipal de Saúde, o governo do Estado autorizou dez novos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) no município. O projeto da Prefeitura para ampliar em até mais 20 leitos tem como objetivo fortalecer a rede hospitalar e foi entregue há cerca de um mês à Secretaria Estadual da Saúde e ao Ministério da Saúde.
Pela proposta, para montar as estruturas nos hospitais Ana Nery e Santa Cruz, precisariam ser investidos mais de R$ 3,4 milhões, sem contar custos de operação e manutenção. Com a autorização para criar dez dos leitos solicitados, a secretaria agora trabalha na arrecadação de recursos e na elaboração do plano para instalação. No entanto, ainda não há previsão para que estejam prontos, tendo em vista que também dependem de procedimentos burocráticos.
LEIA TAMBÉM: Região tem 45 leitos de UTI e 81 respiradores artificiais
“Já consideramos uma conquista ter esses leitos aprovados. Saúde sempre foi prioridade do nosso governo, ainda mais neste momento, em que enfrentamos uma pandemia. Vamos agilizar, dentro do possível, para que a comunidade possa contar com mais esses recursos na rede hospitalar”, comentou o prefeito Telmo Kirst. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Régis de Oliveira Júnior, a pasta também está mobilizada na arrecadação de recursos.
Publicidade
“Até agora, recebemos mais de R$ 800 mil de doações de empresas e de pessoas físicas. Toda ajuda é bem-vinda. Depois que a pandemia passar, esses leitos serão importantes para assistência de moradores de Santa Cruz do Sul e região, já que o nosso município é referência para muitas áreas da saúde. É uma valorização que o SUS merecia”, destacou Régis. Atualmente, o município conta com 35 leitos de CTI e UTI.
LEIA TAMBÉM: Rio Pardo terá dez leitos de UTI
Brasil ultrapassa marca dos 40 mil casos
O balanço dos casos de Covid-19 divulgado pelo Ministério da Saúde ontem apontou 2.575 mortes e 40.581 casos confirmados no Brasil. No Rio Grande do Sul, em 98 municípios, já foram diagnosticados 904 casos e 27 óbitos. Em Santa Cruz do Sul, até o momento, foram confirmados cinco casos: dois do município, dois do Litoral Norte e um transferido por Encruzilhada do Sul, que faleceu no dia 10. Também foi confirmado um caso de leishmaniose tegumentar americana em uma moradora de Santa Cruz, de 39 anos. O exame foi feito por laboratório privado e a paciente já está em tratamento. Em Venâncio Aires, já foram cinco casos confirmados de Covid-19; em Encruzilhada do Sul, quatro; em Rio Pardo, um; e em Candelária, um.
Publicidade
LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS
This website uses cookies.