Santa Cruz do Sul celebra e reflete neste 20 de novembro

Santa Cruz do Sul vivenciou uma tarde de celebração e sérias discussões no Pavilhão Central do Parque da Oktoberfest neste sábado, 20. A data assinala o Dia da Consciência Negra e traz para o debate o combate ao preconceito e a promoção da igualdade racial. Com o objetivo de estimular essa reflexão na sociedade, a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) promoveu um evento que reuniu representantes da comunidade negra para discussões, entrevistas, apresentações artísticas e oficinas diversas.

A programação era aberta ao público e também foi transmitida pela página da Prefeitura no Facebook. Presente na atividade, o secretário de Cultura, Marcelo Corá, enfatizou que a data de 20 de novembro não é apenas para celebração, mas também um momento de conscientizar a sociedade. Conforme Corá, a comunidade negra tem uma grande contribuição na construção da identidade nacional. Por isso, acredita que a discussão em torno da Consciência Negra deva ser algo incorporado ao dia-a-dia. “Precisamos analisar os avanços que já obtivemos e o que ainda precisa ser feito para alcançarmos a igualdade”, afirmou.

O coordenador da pasta, Dinho Barbosa, destacou a importância de o município apoiar a programação alusiva à data. “A atividade de hoje é um reconhecimento à cultura negra, muito importante para a construção da cidade”, avaliou. Uma das atrações da programação foi o estande com maquiagem para pele negra, organizado pelo Templo de Umbanda Pai Ogum Beira-Mar e Mãe Oxum. Conforme a consultora de beleza Elizabeth Rodrigues, é importante poder realçar a beleza da mulher negra com cosméticos específicos para a cor de pele de cada uma. “Com este trabalho, conseguimos nos empoderar e mostrar que o negro tem que seguir lutando por seu espaço, respeitando suas raízes”, analisa.

Publicidade

LEIA MAIS: Dia da Consciência Negra: “atitude racista é ignorância da história”

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Heloísa Corrêa

Heloisa Corrêa nasceu em 9 de junho de 1993, em Candelária, no Rio Grande do Sul. Tem formação técnica em magistério e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Trabalha em redações jornalísticas desde 2013, passando por cargos como estagiária, repórter e coordenadora de redação. Entre 2018 e 2019, teve experiência com Marketing de Conteúdo. Desde 2021, trabalha na Gazeta Grupo de Comunicações, com foco no Portal Gaz. Nessa unidade, desde fevereiro de 2023, atua como editora-executiva.

Share
Published by
Heloísa Corrêa

This website uses cookies.