A Secretaria da Saúde de Santa Cruz do Sul divulgou na manhã desta quarta-feira, 26, o plano de contingência do novo coronavírus. A estratégia consiste em uma teia de informações para que todos os agentes envolvidos – e a população – estejam cientes da situação no Município.
A preocupação com a chegada do Covid-19 cresce com o primeiro caso confirmado da doença no país. Trata-se de um homem de 61 anos, que mora na capital paulista e que voltou da Itália recentemente. A confirmação foi feita na manhã desta quarta-feira.
LEIA MAIS: Confirmado o primeiro caso de coronavírus no Brasil
Publicidade
Em ato realizado nesta manhã, na Secretaria Municipal de Saúde, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Luciane Weiss Kist, detalhou o plano, citando, por exemplo, as formas de transmissão da doença. Segundo ela, a prevenção é fundamental.
Luciane indicou ações como lavar as mãos com frequência, cobrir nariz e boca com lenços descartáveis ao espirrar ou tossir e manter os ambientes bem abertos. “Desde a semana passada, já estamos distribuindo material informativo para prevenir e combater a transmissão da doença”, salientou.
Ainda conforme Luciane, o objetivo do plano de contingência é identificar, notificar e manejar casos suspeitos de infecção com o novo coronavírus. Embora evite criar um clima alarmista, ela ressalta que em algum momento a doença deve chegar ao Município. “Não sabemos quando, mas precisamos estar preparados”, pontuou.
Publicidade
LEIA MAIS: Plano de Contingência prevê ações em caso de epidemia de dengue em Santa Cruz