Categories: Regional

Santa Cruz tem disponibilidade de 50 respiradores

Com uma população estimada em 129,4 mil pessoas, incluindo 20,9 mil idosos, Santa Cruz do Sul dispõe de 50 respiradores artificiais em seus três hospitais. Embora até o momento não haja casos confirmados de Covid-19, a capacidade da estrutura de atendimento do município e a possibilidade de uma escalada de infectados nos próximos dias, quando a pandemia atingirá seu momento mais crítico no país, é motivo de preocupação entre as autoridades locais e reforça a defesa da manutenção das medidas de isolamento social.

Segundo dados fornecidos pelos hospitais Santa Cruz, Ana Nery e Monte Alverne, dos 50 respiradores existentes no município, apenas 40 são para uso em adultos, que constituem o grupo de risco da doença, enquanto os demais são para crianças e recém-nascidos. Ao todo, o HSC possui 29 equipamentos, o Ana Nery possui 19 e o Monte Alverne, dois – um deles foi cedido para o ambulatório de campanha, que está em funcionamento junto ao Ginásio Poliesportivo. Na prática, isso significa que o município dispõe de respiradores para atender a menos de 0,5% da população idosa.

Outra preocupação é em relação aos leitos de UTI: são apenas 35. O HSC possui 20, sendo oito neonatal, dois pediátricos e 10 adultos. Já o Ana Nery possui 15, oito deles criados exclusivamente para pessoas com suspeita de Covid-19 e síndromes gripais. O HSC ainda possui uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com 15 leitos, mas também voltados a pacientes neonatais. O Hospital Monte Alverne não dispõe de UTI.

Publicidade

LEIA MAIS: ÁUDIO: Telmo Kirst mantém decreto municipal de distanciamento social

Ainda na semana passada, a Secretaria Municipal de Saúde encaminhou ao governo estadual um projeto para viabilizar a criação de até 20 novos leitos de UTI e CTI, que seriam divididos entre os hospitais Santa Cruz e Ana Nery – ambos já possuem espaços prontos para isso. Isso, porém, depende da disponibilidade de recursos.

A Prefeitura criou uma conta para receber doações de empresas, entidades e pessoas físicas. A prioridade será investir os recursos arrecadados na estruturação dos novos leitos e na manutenção deles.

Publicidade

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.