Um programa que vem sendo adotado em vários municípios do País e que busca evitar que crianças e adolescentes afastados das famílias por medida de proteção tenham que ser abrigados em instituições deve ser implantando em breve em Santa Cruz do Sul. O projeto foi enviado nesta semana pela Prefeitura à Câmara de Vereadores. Batizado de Família Acolhedora, o texto permite que crianças sejam acolhidas provisoriamente, até que possam retornar às famílias de origem ou sejam adotadas por outras.
Para serem habilitadas a participar, as famílias terão de passar por seleção e, enquanto estiverem com a guarda provisória, receberão auxílio equivalente a um salário mínimo nacional por mês. Caberá ao Juizado da Infância e Juventude determinar o encaminhamento de crianças ao programa, mas a coordenação será da Secretaria Municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Esportes. Previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e em uma lei estadual de 2018, o programa funciona em 15 comarcas do Rio Grande do Sul. Em Santa Cruz, a elaboração do projeto teve como referência municípios como Santo Ângelo e Sapucaia do Sul, no Rio Grande do Sul; Campinas, em São Paulo; e Cascavel, no Paraná.
LEIA MAIS: Adoção tardia: uma decisão que transforma vidas
Publicidade
Atualmente, crianças afastadas das famílias são acolhidas em instituições municipais ou em organizações conveniadas. Conforme o coordenador da Proteção Social Especial da Prefeitura, Juliano do Nascimento Garcez, a intenção é oferecer atendimento mais individualizado às crianças e que elas possam permanecer em ambiente onde haja convívio familiar. “Assim, é possível cercar a criança e o adolescente de afeto e carinho, além de estimular a convivência social e comunitária, diferente do modelo atualmente existente no município”. Outro problema é que, não raro, as instituições enfrentam falta de vagas.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.