Ao longo do ano, diversas jornadas das fases de grupos do Xadrez Online chegaram à etapa decisiva. No Adulto, a equipe de Santa Cruz sagrou-se vice-campeã da Série A Estadual, na Batalha de Cidades Unisc de Xadrez, ao enfrentar representantes de Santa Maria (campeã), Cachoeira do Sul, Candelária, Pelotas, Carazinho, Estrela, Santana do Livramento, Itaqui, Vacaria, São Leopoldo, Rio Pardo, Bagé, São Gabriel, Santa Margarida do Sul, Sobradinho e Venâncio Aires.
O time local foi representado por Adriano Samuel Wartchow, Emmanuel Jardim, Cristian Heinen, Luísa Nicknig Martins, Bernardo Frantz Levermann, Frederico Machado Stöhr e Flávio Henrique Schedler. Cada município indicou um jogador destaque para um mata-mata paralelo à competição coletiva.
LEIA TAMBÉM: Mestre no xadrez e na superação: Mequinho levou consigo o nome de Santa Cruz
Publicidade
Nesse formato, Santa Cruz conquistou o título regional com Frederico Machado Stöhr, 19 anos, eleito o melhor enxadrista de 2020. “Fiquei muito satisfeito por ganhar na final contra um dos favoritos de Santa Maria. Tive que me superar nas quartas de final ao derrotar um forte jogador de Itaqui, além de passar por um mestre nacional de Vacaria na semifinal”, comentou o garoto.
No escolar, a campeã da Liga Brasileira de Xadrez (LBX), Luisa Nicknig Martins, 16, da Escola Goiás, faturou dois títulos importantes: o do Jogos Estudantis Regional e o Campeonato Estadual do Jergs. “Tenho treinado diariamente e me senti preparada para representar Santa Cruz, tendo que passar por um grupo de 130 meninas”, salientou.
O educandário ainda teve mais dois representantes no Jergs: Roberta Goebel, na sexta colocação do Juvenil Feminino; e Eduardo Fischborn, que terminou em 11º no Juvenil Masculino. A Escola Ernesto Alves de Oliveira destacou-se com dois representantes: no Mirim Masculino com Leonardo Pacheco Marmit, que ainda alcançou o quinto lugar na final estadual; e no Infantil Masculino com a 22º colocação estadual de Vinicius Britto Faller. Já a Leonel Brizola contou com a participação de dois atletas: Bianca Grasel, no Infantil Feminino, ficou em 20º e Marco Antônio Kist em 47º no Juvenil Masculino Estadual.
Publicidade
LEIA TAMBÉM
Xadrez: uma alternativa para atividades em casa
Irmãos santa-cruzenses ficam entre os melhores da América no Xadrez Escolar
Professor destaca o empenho dos atletas
A seleção brasileira de jovens talentos de xadrez encerrou a temporada com três grandes promessas de Santa Cruz em sua equipe: Alexandre Kraether Genehr, Bernardo Frantz Levermann e Arthur Frantz Levermann, todos do Colégio Mauá, conquistaram diversas medalhas e certificados em competições intercontinentais. No suporte online e organizacional, Flávio Schedler exaltou o profissionalismo dos atletas.
“Com tantas dificuldades na pandemia e a proximidade da chegada das vacinas, nossa modalidade resistiu e deu um salto de praticantes após o lançamento da série Gambito da Rainha, da Netflix. Isso fez com que o esporte online viesse pra ficar, no entanto, avançar na qualidade técnica exige disciplina de estudos e boa conduta desportiva”, enfatizou o professor. As competições estão disponíveis no canal www.twitch.tv/chesslendario.
Publicidade
LEIA MAIS: Netflix: o xeque-mate de Gambito da Rainha
This website uses cookies.