Santa Cruz conta com Grupo de Apoio e Incentivo à Adoção

Foi empossada na noite dessa quarta-feira, 8, a primeira diretoria do Grupo de Apoio e Incentivo à Adoção de Santa Cruz do Sul (Gaia – SCS). O ato aconteceu na Câmara de Vereadores do município.

Participaram do encontro a prefeita de Santa Cruz do Sul Helena Hermany, o vereador Henrique Hermany, a diretora de Desenvolvimento Social da Secretaria de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte Priscila Froeming, a presidente do Conselho Tutelar Maiara Robert, a escritora e educadora Dulci Alma Hohgraefe, o vice-presidente da Associação Comunitária Pró-Amparo ao Menor Ademar Nicolau Thomas, e o senhor Neemias Júnior, do Centro Social Gideões.

A prefeita Helena Hermany reconheceu a importância da mobilização. “Cuidar das crianças, desde o seu nascimento e durante as demais fases da vida tem que ser uma pauta prioritária”, defendeu. Para a gestora municipal, o acolhimento a crianças e jovens é fundamental para que se tenha uma sociedade melhor estruturada, onde os jovens tenham condições dignas de viver e aproveitar oportunidades de desenvolvimento.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Lição de vida: quando a vontade de adotar supera qualquer barreira

Conforme o vereador Henrique, a cidade carecia de um grupo identificado com a causa da adoção. Hermany destaca que a iniciativa tem como objetivo levar as pautas da infância e da juventude para a atenção do poder público e da sociedade. “O cuidado com a criança e o adolescente precisam ser tratados com a importância que o assunto requer”, justificou.

Para trazer mais esclarecimentos ao público, a reunião contou com a apresentação da advogada Karina Meneghetti Brendler. Professora da Unisc no campus de Capão da Canoa, ela também preside o Adottare, grupo de apoio à adoção da cidade litorânea. O interesse de Karina pelo tema surgiu de uma motivação pessoal. Devido à infertilidade, não pôde ter filhos naturais e buscou a adoção como caminho. Ao passar pela experiência e seus percalços, ela formou o grupo para apoiar pretendentes durante a espera e após a adoção.

Publicidade

Conforme Karina, o grupo de apoio presta suporte jurídico, psicológico e de serviço social para uma adoção legal, do ponto de vista jurídico, e permanente. “Um filho adotivo traz muitas demandas, há preocupações com a adaptação e outras questões que precisam ser acompanhadas”, relata. Karina defende que é preciso desmistificar os tabus do ato, tendo pessoas preparadas para assumir essa responsabilidade. “Queremos preparar de verdade os pretendentes, trabalhando a adoção real, não a idealizada”, afirmou.

LEIA TAMBÉM: Adoção tardia: uma decisão que transforma vidas

A presidente do Gaia, Caroline Albrecht, comemorou a oficialização do grupo. “Isso nos auxiliará na busca de apoios e recursos”, comentou. O Gaia já atua na organização de suas atividades e programação de palestras para 2022.

Publicidade

Sócios beneméritos

Ao fim da audiência, a diretoria do Gaia concedeu o título de integrantes beneméritos ao vereador Henrique Hermany, a Dulci Hohgraefe e a Karina Brendler.

Conheça os integrantes da Diretoria do Gaia – SCS

  • Presidente – Caroline Albrecht
  • Vice-presidente – Gustavo Schneider
  • 1ª Secretária – Daniela dos Santos
  • 2ª Secretária – Virgínia de Fátima Gomes
  • 1º Tesoureiro – Osmar Maciel Rehbein
  • 2º Tesoureiro – Luan Henrique da Silva
  • Conselho Fiscal – Norberto Raul Haas e Denise Andrea Kist

LEIA TAMBÉM: Amor de mãe: especial de todas as formas

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.