Santa Cruz conta com a primeira eletrovia do Estado; saiba onde abastecer seu veículo

Santa Cruz do Sul conta com a primeira eletrovia de carregadores rápidos do Estado, em rota que liga o interior a Porto Alegre. Apesar de não ter tido uma inauguração oficial, o eletroposto está funcionando desde o dia 8 de abril. O ponto de recarga para carros elétricos na empresa Lisaruth é o primeiro instalado em rodovias. O outro em atividade encontra-se na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Na região Sul do Brasil, o Rio Grande do Sul era o único estado que não tinha uma eletrovia.

Levando em conta a autonomia média dos carros, a abertura desse espaço viabiliza um deslocamento mais seguro aos usuários. De modo geral, os automóveis elétricos fazem rodagem mínima de 300 e máxima de 400 quilômetros por carga. Analisando a viagem entre Santa Maria e Porto Alegre, o motorista utilizaria em média 290 quilômetros. Já os caminhões possuem uma durabilidade de bateria de 200 a 300 quilômetros. Com o novo posto, é possível abastecer e seguir o percurso de forma tranquila.

Os carregadores colocados na Lisaruth foram adquiridos por meio de um projeto da UFSM com parceiros. Já o local de implantação foi escolhido por chamada pública realizada em 2021. A padaria atendeu aos requisitos impostos no chamamento, sendo um deles o de possuir energia renovável. Apesar de pronto, o espaço ainda passa por melhorias para melhor atender os clientes.

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Conforme Luciane Canha, professora do Departamento de Eletromecânica da UFSM, em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9, é importante ficar atento aos plugs da estação de recarga. “Os carros possuem plugs, assim como um celular. Dependendo da marca, você utiliza um tipo ou outro. Em geral há um padrão, o CCS2 e o Chademo. No entanto, o mercado já oferece adaptadores aos veículos que não utilizam esses modelos.” Segundo Luciane, pelo site Plugshare é possível ver os locais e tipos de plug oferecidos.

Os carregadores ditos “lentos” são aqueles predominantemente utilizados em residências. Esse modelo tem menor potência e exige menos investimento. “Para que você se desloque entre cidades e estados, principalmente num país de dimensões como o Brasil e que tem vizinhos no Mercosul que fazem uso da eletromobilidade, é essencial termos carregadores rápidos como o de Santa Cruz do Sul e o de Santa Maria”, explica Luciane.

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Com o avanço e o maior uso da tecnologia, houve um crescimento de mais de 200% na aquisição de veículos elétricos desde o ano passado. Segundo dados coletados na estação da UFSM, três usuários, em média, fazem o abastecimento diariamente no local. Já na Lisaruth, os números se mostram mais expressivos, mas ainda estão em fase de coleta, salienta Luciane Canha. Empresas como Fruki, Mercado Livre, Magazine Luiza e Carrefour já utilizam caminhões elétricos para entregas no Estado.

Para quem pensa em investir no automóvel, o cálculo de gastos se mostra bem atrativo. “Uma bateria tem capacidade de 40 a 80 quilowatts-hora. Para que haja uma recarga completa, precisaríamos no mínimo de 40 quilowatts. Levando em conta o preço, que é de pouco mais de R$ 1,00, gastaríamos em torno de R$ 40,00 a R$ 50,00 por recarga. Isso representa em média um quarto do abastecimento de um veículo a combustão”, segundo Luciane.

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A estimativa de valor final do carro varia conforme o modelo escolhido. O mais barato que entrou no mercado recentemente é o Renault Kwid, custando R$ 142 mil. É importante considerar que não é preciso pagar IPVA, além dos benefícios referentes ao uso da energia renovável e ao meio ambiente.

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