A Prefeitura de Santa Cruz do Sul divulgou na manhã desta quarta-feira, 29, a ocorrência de mais uma morte causada pela Covid-19 entre moradores do município. A vítima tinha 60 anos. Não são divulgados detalhes que possam levar à identificação da pessoa falecida.
No entanto, durante participação nessa terça-feira, 28, em workshop do Projeto Gerir, promovido pela Gazeta Grupo de Comunicações, o infectologista Marcelo Carneiro, que atua, desde o início da pandemia, como consultor técnico das prefeituras da região no enfrentamento à doença e que trabalha na linha de frente, principalmente no Hospital Santa Cruz (HSC), afirmou que a vítima não tinha se vacinado.
“Essa semana teve um óbito, de uma pessoa não vacinada, por Covid”, revelou o médico. A Prefeitura confirmou que a vítima tinha recebido apenas uma dose. Em Santa Cruz, pessoas com 60 anos ou mais, mesmo que sem comorbidades, podem se vacinar desde abril.
Publicidade
LEIA MAIS: Adolescentes de 12 anos podem se vacinar contra Covid-19 nesta quarta-feira
Carneiro destacou que a vacinação tem reduzido muito as internações relacionadas ao novo coronavírus. “Hoje no HSC, que é onde eu mais atuo, tem quatro pessoas internadas, duas na UTI. As duas na UTI não estão vacinadas. Uma da enfermaria não está vacinada. E pessoas que já tinham indicação de vacinação em fevereiro. Nós estamos em setembro”, relatou.
“Qual é o problema? É medo? Porque dá reação? A doença é pior”, alertou o infectologista.
Publicidade
Com a confirmação desta quarta-feira, chegou a 334 o número de óbitos relacionados ao novo coronavírus em Santa Cruz, desde o início da pandemia. O registro de óbito ocorrido nesta semana interrompe um período de cerca de 50 dias sem confirmação de mortes pela doença no município, de acordo com os dados da Prefeitura.
No último dia 23, a administração municipal divulgou uma revisão dos dados oficiais e acrescentou um óbito, mas que seria uma notificação represada de um falecimento ocorrido em março. O caso mais recente datava, naquele momento, de 6 de agosto.
LEIA TAMBÉM: ‘Idosos não sabiam que eram feitos de cobaia’, diz advogada de médicos da Prevent Senior
Publicidade
O boletim da Prefeitura nesta quarta-feira confirma 23 novos casos de Covid-19, na comparação com o balanço da última segunda-feira, 27. Com isso, o total de infecções contabilizadas chegou a 20.593.
Há 88 pessoas com confirmação da doença e que ainda se recuperam, sendo 12 hospitalizadas – 11 no Hospital Santa Cruz e uma no Ana Nery – e 76 em isolamento domiciliar. Os hospitais de Santa Cruz ainda atendem um paciente de outro município. Os recuperados somam 20.171. Há, ainda, 127 pessoas com suspeita de Covid-19 e que aguardam resultados de testes.
Também em participação no Projeto Gerir nessa terça, a secretária municipal de Saúde, Daniela Dumke, afirmou que os dados indicam a pandemia sob controle em Santa Cruz do Sul, embora os cuidados devam ser mantidos. “A pandemia permanece no meio da gente, continua. As pessoas têm que entender que as precauções precisam ser mantidas sempre.”
Publicidade
Daniela acrescentou que a vacinação reduziu muito a gravidade dos efeitos do coronavírus na região. “Acho que isso é uma questão muito importante de a gente salientar, para aquelas pessoas que ainda não procuraram a vacina, por medo ou muitas vezes um tabu, é importante, sim, a vacina. Não é questão de fazer a vacina e não adquirir o vírus. A gente vai, sim, adquirir o vírus, mas a gravidade desse vírus é totalmente diferente. Então é esse o pensamento que eu solicito hoje, que as pessoas reflitam em relação a isso. Nossos números estão comprovando isso”.
LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS
Publicidade
This website uses cookies.