O primeiro mês do ano foi de pouca precipitação em Santa Cruz do Sul. No Centro, a chuva chegou a apenas 38 milímetros em janeiro, enquanto na região do Country, que também conta com estação automática, foram 65. Os volumes ficaram bem abaixo da média histórica para janeiro, que é de 147 milímetros.
LEIA TAMBÉM: Com as fontes secas, famílias dependem do transporte de água para necessidades básicas
Esse é o quinto mês com chuva abaixo do esperado em Santa Cruz, já que a precipitação está menor no município desde setembro do ano passado. A situação se agrava em função das altas temperaturas e baixa umidade do ar. A máxima no último mês atingiu 39 graus, no dia 25 de janeiro, enquanto a umidade relativa do ar baixou para apenas 24% no dia 21.
Publicidade
Na região, onde também existem estações meteorológicas automáticas que compartilham dados, a chuva foi irregular. Em Venâncio Aires, por exemplo, alguns pontos tiveram 57 milímetros, enquanto outros atingiram 140. Em Rio Pardo, a chuva chegou a 110 milímetros no último mês.
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz assina decreto de situação de emergência devido à estiagem
Fevereiro também deve ter pouca chuva
Para fevereiro, os prognósticos apontam para precipitação novamente abaixo do esperado. A média história para Santa Cruz no segundo mês do ano aponta para 119 milímetros. Tradicionalmente, fevereiro é o terceiro mês com menos chuva no município.
Publicidade
A previsão da MetSul Meteorologia para os próximos dias, em Santa Cruz, é de pouca chuva. Nesta quinta-feira, 2, apenas 1 milímetro é esperado. Na sexta, 3, o volume deve subir para 11,1 milímetros, enquanto o sábado deve ter apenas 1,3. Depois, até a quinta-feira da próxima semana, dia 8, não há previsão de chuva.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade