O Santa Cruz venceu o Lajeadense no domingo, 13, e conquistou o acesso ao Gauchão 2024. Agora, o foco passa a ser no título do Campeonato Gaúcho da Série A2, contra o Guarany. Os jogos serão nos próximos domingos. A ida no Estádio Estrela D’Alva, em Bagé, no dia 20. A volta, no dia 27, será nos Plátanos.
Emocionado pela conquista, o volante Uillian Correia relembrou a saída do clube em 2012 e o regresso para estar na campanha do acesso. “Deixei o Santa Cruz e rodei por clubes grandes. Agora me buscaram em Bragança Paulista. É gratificante poder contribuir.”
Autor do gol que garantiu o acesso, o artilheiro Eduardo Júnior destacou o empenho do grupo pelo objetivo. “Muito feliz por ter sido coroado com o gol. O grupo é qualificado e mereceu. Fizemos uma grande campanha. Não poderíamos deixar escapar. O objetivo foi alcançado, mas vamos em busca do título.”
Publicidade
LEIA MAIS SOBRE ESPORTES NO GAZ
Ex-presidente e torcedor símbolo da nova era do Santa Cruz, Tiago Rech exaltou o retorno à elite estadual. “É uma alegria, uma emoção. Estamos de volta dez anos depois. Alegria ver o estádio cheio e vibrando. O Galo é minha paixão e minha vida.”
O zagueiro Micael afirmou que o grupo comprou o desafio de recolocar o clube na primeira divisão. “Focamos no trabalho, que foi bem feito. Conseguimos colher agora. Estão todos de parabéns. Subi com os dois times da cidade de forma consecutiva. É uma alegria muito grande.”
Publicidade
O lateral-esquerdo Paulinho foi um dos protagonistas na equipe. “A gente sabia que seria difícil, mas é gratificante. Essa torcida merece. Estou feliz demais por todos aqui no clube. Vou querer ficar. É difícil um lugar como esse, que me abraçou dessa forma. É uma verdadeira família.”
O atacante Gustavo Sapeka foi às lágrimas com a vaga garantida no Gauchão. “Formamos uma família. A gente sabe que daria certo. Nossa competição foi sólida. Tive uma perda familiar durante a caminhada. Mas a gente se manteve forte e tive todo o apoio para estar aqui.”
LEIA MAIS: Grêmio vence Fluminense de virada em duelo direto
Publicidade
O volante David agradeceu pelo chamado para fazer parte do grupo e vibrou com o objetivo alcançado. “Estou construindo uma história bonita aqui. Já fui campeão da Copa FGF e joguei duas partidas em 2015 quando quebrei a perna. É muita emoção estar presente neste momento marcante.”
Para o técnico Daniel Franco, o grupo foi profissional e batalhador. O empenho dos atletas foi essencial na obtenção do acesso, na avaliação do treinador. “Começamos a montar o grupo em setembro e viemos aqui para vencer. Um clube de história centenária não poderia estar fora da elite tanto tempo. Agora vamos pensar no título.”
O goleiro Rafael Copetti ressaltou o trabalho realizado e doou as luvas para uma rifa beneficente. “Sou muito feliz e realizado. Consegui três acesos seguidos e não é fácil. Foi a força do grupo, da diretoria e da torcida. É uma honra recolocar o clube na elite dez anos depois. Todos estão de parabéns.”
Publicidade
O atacante Pepeto comentou sobre o momento marcante na carreira. “Fiquei cinco jogos fora e eu estava ansioso. Depois consegui ajudar com dois gols importantes. Estou feliz pelo acesso. Vai ser inesquecível. O Santa Cruz está de volta ao lugar de onde não deveria ter saído.”
LEIA MAIS: Perri falha, mas Botafogo vira sobre o Inter e fecha primeiro turno com campanha histórica
O presidente Miguel Schuck falou do trabalho desenvolvido para a conquista do acesso. “O clube merecia. O trabalho foi feito de maneira correta. O elenco comprou a ideia. Não podemos brigar para se manter. Nossa intenção é de evolução. Buscar vaga em competição nacional. É legal ficar marcado na história, mas o clube está sempre em primeiro lugar.”
Publicidade
O vice-presidente de futebol, Lairton Falcão dos Reis, disse que o choro foi de alegria desta vez. “Ano passado, nosso choro foi de tristeza. Desta vez, nosso choro é de felicidade. Abri mão de muitas coisas para estar no clube. Sou grato aos nossos torcedores, patrocinadores e conselheiros. Vamos chegar organizados para permanecer no Gauchão.”
Na análise do gerente de futebol, Sérgio Luis Lima Vieira, o momento é de emoção pura. “O sentimento é inexplicável. Tive a satisfação de conquistar o acesso como atleta e depois voltei para ser campeão da Copa FGF, da Série B e se tudo der certo, da Série A2. Só tenho a agradecer o clube. O futebol é desgastante, mas vamos curtir esse momento único.”
O presidente do Conselho Deliberativo, Henrique Hermany, celebrou a conquista. “Passa um filme na cabeça. Vi partidas memoráveis aqui. Mas também vi a queda do time em Bento Gonçalves no centenário e depois para a terceira divisão em São Gabriel. Chegamos no fundo do poço e parecia que não teríamos força para se reerguer. Muita gente não deixou esse clube fechar. Vamos fazer de tudo para manter o clube na elite. Queremos almejar coisas maiores.”
Luiz Carlos Vitiello era vice-presidente no acesso de 1983. Agora, novamente na função, viu o clube retornar à primeira divisão. “Tivemos fases ruins e agora estou emocionado pelo engajamento das pessoas. Temos muitos patrocinadores e parceiros nos ajudando. É muito gratificante.”
Diretor de patrimônio, Eugênio Kist também agradeceu pelo apoio de todos que contribuíram com o sucesso do clube. “É uma alegria para a cidade, com os dois times na primeira divisão. A comunidade merece. Muita gente fez esse clube chegar até aqui.”
CAMPANHA DO SANTA CRUZ
1ª fase
1º colocado do grupo B com 26 pontos
sete vitórias, cinco empates e duas derrotas
16/04 – Santa Cruz 1 x 1 Pelotas
Gol: Gustavo Sapeka
23/04 – Grêmio Bagé 1 x 4 Santa Cruz
Gols: Eduardo Júnior (2), Cris Magno e Gustavo Sapeka
30/04 – Santa Cruz 1 x 1 São Gabriel
Gol: Maicon (contra)
09/05 – Guarani-VA 0 x 1 Santa Cruz
Gol: Vini Santos
14/05 – Santa Cruz 2 x 2 Inter-SM
Gols: Eduardo Júnior e Cris Magno
21/05 – Guarany de Bagé 0 x 0 Santa Cruz
28/05 – Santa Cruz 2 x 0 Lajeadense
Gols: João Pedro e Gustavo Sapeka
04/06 – Lajeadense 0 x 1 Santa Cruz
Gol: João Pedro
11/06 – Santa Cruz 0 x 0 Guarany de Bagé
18/06 – Inter-SM 1 x 2 Santa Cruz
Gols: Leylon e Eduardo Júnior
24/06 – Santa Cruz 4 x 0 Guarani-VA
Gols: Vini Santos, Pepeto, Eduardo Júnior e Mauricio
02/07 – São Gabriel 1 x 2 Santa Cruz
Gols: João Pedro e Cris Magno
08/07 – Santa Cruz 0 x 1 Grêmio Bagé
16/07 – Pelotas 1 x 0 Santa Cruz
Quartas de final
23/07 – Passo Fundo 1 x 0 Santa Cruz
30/07 – Santa Cruz 2 x 0 Passo Fundo
Gols: Eduardo Júnior e Pepeto
Semifinal
06/08 – Lajeadense 1 x 1 Santa Cruz
Gol: Pepeto
13/08 – Santa Cruz 1 x 0 Lajeadense
Gol: Eduardo Júnior
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!