Santa Cruz chega a 261 confirmações de dengue; Prefeitura fará mais fumacê
A Secretaria da Saúde de Santa Cruz do Sul soma a confirmação de 261 casos de dengue, em 2022. Aguardam o resultado 837, sendo que 501 foram descartados. Os números têm motivado ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, além das orientações aos moradores para evitar o acúmulo impróprio de água.
O Município havia previsto a aplicação da terceira dose de inseticida, no Bairro Progresso, às 17h30. No entanto, devido às condições climáticas, a ação foi cancelada. No Bom Jesus, a programação é para fazer o procedimento, conhecido como fumacê, na sexta-feira, 29. Será a segunda dose. Os locais são respectivamente o primeiro e segundo bairros com mais ocorrências de dengue no município.
Cuidados
Publicidade
A aplicação do fumacê requer algumas precauções. Como o equipamento produz ruído, deve-se ter atenção especial com pessoas autistas durante o período da ação. Animais de estimação devem ser mantidos nos fundos ou abrigados dentro das residências pela mesma razão.
Aplicação do fumacê requer alguns cuidados por parte dos moradores, onde será aplicado o inseticida
Orientações à comunidade
•Permaneça dentro de casa; •Abra as portas, janelas e box do banheiro; •Cubra os alimentos, frutas e bebedouros de animais; •Retire roupas do varal mesmo que molhadas; •proteja crianças e idosos propensos a asma e alergia; • cobrir aquários e gaiolas de pássaros; •Não permaneça na rua durante a passagem do carro de inseticida; •Não deixe crianças ou animais seguirem a viatura; •Em caso de intoxicação, procure o serviço médico mais próximo;
Confira o roteiro de aplicação do fumacê no Bairro Progresso
Publicidade
Rua Dona Therezinha
Rua Pedro Soares
Rua Cidirlei da Silveira Ramos
Estrada Capão da Cruz (entre rua Dona Therezinha e Cidirlei da Silveira Ramos)
Rua Seno Krueger
Beco do Cleber 2
Rua sem denominação 2 (próximo do Beco do Cleber 2)
Av. Dep. Euclides Kliemann (residencial Santo Antônio)
Av. Dep. Euclides Kliemann (loteamento Eucaliptos)
Usar repelente corporal, principalmente as pessoas que estiverem com dengue. O Aedes ataca preferencialmente durante o dia e é silencioso.
Usar calça e blusas de manga comprida. Se possível, instalar telas nas janelas e portas. Utilizar inseticidas em aerossol dentro de casa. Aplicar sob as camas, mesas, atrás de móveis, perto do tanque, sacudir as cortinas.
Colocar o lixo em sacos fechados; furar as latas antes de descartar, para não acumularem água. Deixar garrafas com a boca para baixo.
Tampar tonéis e caixas d’água. O “ladrão” da caixa deve ter uma tela para evitar a entrada do mosquito (pode-se usar uma meia de náilon).
Manter calhas sempre limpas. Limpar semanalmente com escova os pratos de vasos de plantas e os bebedouros de animais.
Tampar lixeiras, manter piscinas tratadas com cloro o ano todo e escovar as bordas semanalmente. Inspecionar e tratar bromélias.
Inspecionar ralos semanalmente e, se possível, colocar telas.
Não depositar materiais inservíveis em terrenos baldios. Guardar pneus em local coberto. Após chuva, inspecionar a residência em busca de recipientes com água acumulada e esvaziá-los.
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsAppCLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta?Clique aquie faça agora!
Marcio Souza
Jornalista, formado pela Unisinos, com MBA em Marketing, Estratégia e Inovação, pela Uninter. Completo, em 31 de dezembro de 2023, 27 anos de comunicação em rádio, jornal, revista, internet, TV e assessoria de comunicação.