Santa Cruz do Sul celebra hoje, a partir das 9 horas, o Corpus Christi. Uma das datas mais tradicionais da Igreja Católica, lembrada sempre na quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade. Após a missa na Catedral São João Batista, ocorrerá a procissão. Toda a cerimônia será presidida pelo bispo dom Aloísio Dilli. A caminhada tem como tema central neste ano “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”.
Segundo o padre Zeno Rech, o objetivo da procissão é abençoar o povo, “os que residem aqui e os que estão longe.” Os fiéis sairão da catedral e passarão pela Rua Ramiro Barcelos, Marechal Deodoro, Fernando Abott, Marechal Floriano, Júlio de Castilhos e entrarão na Praça Getúlio Vargas, onde ocorrerá a Bênção do Santíssimo. Em frente ao Hospital Santa Cruz, também será dada uma bênção especial aos enfermos e para todos os profissionais da saúde.
Um dos pontos tradicionais da celebração de Corpus Christi é a confecção de tapetes coloridos com símbolos da eucaristia. “A eucaristia não é apenas para ser adorada, ela é alimento dos fracos que nos fortalece na vida da fé, esperança, solidariedade para com os outros”, enfatiza padre Zeno. Ele explica ainda que a cerimônia também vai ter uma manifestação de devoção especial a Maria. O painel, que está sendo montado desde terça-feira no altar da Catedral São João Batista, homenageia Nossa Senhora de Fátima e os 100 anos de sua aparição.
Publicidade
O padre espera que até 4 mil fiéis participem da celebração. Nesta quinta-feira ainda vai ser lançada a Romaria da Santa Cruz, programada para o segundo domingo de setembro. O tema deste ano é “Os Discípulos de Jesus Cristo com Maria”.
PELA REGIÃO
Publicidade
Rio Pardo – A Paróquia Nossa Senhora do Rosário realiza a procissão às 15 horas, com saída da Igreja Senhor dos Passos até a Igreja Matriz, onde haverá missa. Os tapetes serão confeccionados durante a manhã em frente ao templo e nas ruas próximas.
Vera Cruz – Os tapetes começam a ser montados às 8h30 na Paróquia de Santa Tereza. A missa está marcada para as 14 horas e depois ocorre a procissão pelas ruas próximas.
Passo do Sobrado – A missa se inicia às 8h30 na Paróquia Nossa Senhora do Rosário e logo depois será realizada a caminhada.
Publicidade
Venâncio Aires – A Paróquia São Sebastião Mártir terá missa e procissão às 8h30. Os tapetes vão ser confeccionados a partir das 5 horas.
Sinimbu – A missa e a procissão estão marcadas para as 15 horas na Paróquia Nossa Senhora da Glória. No município, não há confecção de tapetes.
Vale do Sol – A Paróquia São José celebra Corpus Christi na missa às 8h30, e logo depois acontece a procissão. A frente da igreja será adornada pelos tradicionais tapetes.
Publicidade
Candelária – Os tapetes começam a ser confeccionados a partir das 4h30. A missa de Corpus Christi está marcada para as 9 horas na Paróquia Nossa Senhora da Candelária, e a procissão será realizada logo após.
This website uses cookies.