Santa Cruz do Sul

Santa Cruz atua para retomar voos da Azul e não descarta atrair outras companhias aéreas

A incrementação da malha aérea de Santa Cruz do Sul com voos operados pela companhia Azul foi um passo importante, conquistado em agosto de 2021, colocando a cidade no radar de empresas e investidores. Os pousos e decolagens da Azul, a partir do Aeroporto Luiz Beck da Silva, também facilitaram o transporte para empresários e viajantes, fomentando o turismo regional e os negócios.

No entanto, desde maio de 2024, a Azul deixou de operar em Santa Cruz aeronaves Cessna Grand Caravan, com capacidade para nove passageiros, devido à enchente que alagou o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, já que a rota conectava até a capital gaúcha. Quase um ano se passou e, desde então, não se sabe quando ou se a empresa voltará a operar seus voos na cidade.

RELEMBRE: VÍDEO: Azul inaugura linha de Santa Cruz a Porto Alegre

Publicidade

Ao Portal Gaz, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Leonel Garibaldi, destacou que a Prefeitura tem buscado, junto ao Estado e à Azul, esclarecimentos sobre a suspensão das atividades em Santa Cruz e alternativas viáveis para negociar o restabelecimento da rota. Outros aeroportos gaúchos e do país também sofreram redução ou cancelamento de algumas rotas pela companhia. “A expectativa é que se restabeleçam os voos regulares que conectem Santa Cruz a outros centros, facilitando o turismo, os negócios e a mobilidade da população.”

Apesar disso, o aeroporto localizado em Linha Santa Cruz continua com a operação de voos executivos que atendem todo o Vale do Rio Pardo. Além disso, durante as enchentes e com o bloqueio de rodovias, o aeroporto de Santa Cruz foi fundamental na Região Central do Rio Grande do Sul para a chegada de suprimentos alimentares e médicos, por meio de aeronaves que utilizaram a estrutura para pousar. Conforme a Prefeitura, somente no ano passado foram mais de mil pousos e decolagens, o que coloca o aeroporto como destaque na aviação executiva.

Impacto para o Município e novas companhias

De acordo com Garibaldi, um possível cancelamento definitivo dos voos da Azul a partir do Aeroporto Luiz Beck da Silva poderá causar um grande impacto na economia da cidade, bem como no fomento ao turismo. A linha operada pela empresa no município conectava Santa Cruz a Porto Alegre, com voos três vezes por semana.

Publicidade

O secretário enfatizou que, sem os voos, o Município reduziria sua conectividade com as demais regiões, o que causaria dificuldade para a população local se deslocar para outros destinos e para turistas chegarem à região. “Sem falar nos impactos econômicos, com a diminuição do fluxo de passageiros, afetando hotéis, restaurantes, comércio e outros serviços relacionados ao turismo e aos negócios.”

RELEMBRE: Santa Cruz espera a retomada dos voos da Azul; veja a situação atual

Em meio a esse cenário, o secretário informou que a principal estratégia é continuar as tratativas para restabelecer a operação da Azul, mas não descarta alternativas para atrair outras companhias aéreas para Santa Cruz.

Publicidade

A rota operada pela Azul foi possível devido ao Governo do Estado impulsionar a aviação regional, com a revisão do Programa Estadual de Desenvolvimento da Aviação, sobre a política fiscal, com incentivos fiscais e programas de desenvolvimento, principalmente com a redução do valor do ICMS cobrado sobre o combustível utilizado pela companhia.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Publicidade

Ricardo Gais

Natural de Quarta Linha Nova Baixa, interior de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais tem 26 anos. Antes de trabalhar na cidade, ajudou na colheita do tabaco da família. Seu primeiro emprego foi como recepcionista no Soder Hotel (2016-2019). Depois atuou como repositor de supermercado no Super Alegria (2019-2020). Entrou no ramo da comunicação em 2020. Em 2021, recebeu o prêmio Adjori/RS de Jornalismo - Menção Honrosa terceiro lugar - na categoria reportagem. Desde março de 2023, atua como jornalista multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, em Santa Cruz. Ricardo concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira (2016) e ingressou no curso de Jornalismo em 2017/02 na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em 2022, migrou para o curso de Jornalismo EAD, no Centro Universitário Internacional (Uninter). A previsão de conclusão do curso é para o primeiro semestre de 2025.

Share
Published by
Ricardo Gais