Santa Cruz aplica terceiras doses somente em grupos prioritários

Durante a semana, o Ministério da Saúde alterou algumas regras para a vacinação contra a Covid-19 no País. O intervalo entre a segunda dose, ou única, e a terceira dose – conhecida como reforço – mudou de seis para cinco meses. Além disso, todas as pessoas com mais de 18 anos podem tomar a dose de reforço desde que já tenham completado os cinco meses de intervalo. Contudo, nem todos os municípios já liberaram a imunização de reforço para maiores de 18 anos. 

Em Santa Cruz do Sul, apenas vacinas da Pfizer estão sendo aplicadas na terceira dose. A enfermeira Daniela Dumke, secretária municipal de Saúde, explica que isso segue a orientação do Informe Técnico 19/2021 DVE/CEVS/SES-RS. O documento diz que a vacinação da dose de reforço para idosos acima de 60 anos e dos trabalhadores de saúde poderá ser realizada com vacinas de qualquer laboratório, sendo, preferencialmente, a da Pfizer/Comirnaty a recomendada pelo Ministério da Saúde para o reforço.

LEIA MAIS: Governo publica decreto que altera protocolos de combate à Covid-19

Publicidade

“Cabe esclarecer que até o momento as remessas de vacinas contra a Covid destinadas para a administração da dose de reforço vieram somente do laboratório Pfizer”, destaca a secretária. Conforme Daniela, não há problemas em tomar a terceira dose da Pfizer quando a pessoa fez as duas primeiras vacinas de Coronavac e Astrazeneca ou a dose única da Janssen. “A vacina está disponível nas unidades básicas, SIS e Cemai. As informações sobre vacinação, locais, horários e público-alvo ficam dispostas no site da Prefeitura”, orienta.

Embora o Ministério da Saúde tenha aberto a vacinação de reforço para toda a população maior de 18 anos, em Santa Cruz do Sul, até o momento, as terceiras doses estão sendo destinadas a idosos, trabalhadores da saúde e imunossuprimidos. “Quanto à liberação de vacinas para outras faixas etárias, estamos aguardando o recebimento da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e o envio de imunobiológicos por parte do Estado”, completa.

LEIA TAMBÉM: Vacina contra Covid-19 será oferecida no Cemai neste sábado; veja os horários

Publicidade

Na quinta-feira, a Secretaria Estadual da Saúde pactuou as recomendações para a vacinação de reforço contra o coronavírus na população acima dos 18 anos. Após os cinco meses de intervalo desde a segunda dose, devem continuar sendo priorizados para essa aplicação adicional os idosos, trabalhadores da saúde e imunodeprimidos. A ampliação para quem tem menos de 60 anos deve priorizar aqueles com maior risco, como as pessoas com comorbidades, abrindo aos demais conforme disponibilidade de doses.

Campanha começa neste sábado

A campanha nacional de Mega Vacinação contra a Covid-19 começa neste sábado, 20, em todo o Brasil. A intenção é incentivar a população a retornar aos postos para tomar a segunda dose ou a dose de reforço. A campanha tem como slogan Proteção pela metade não é proteção e vai até 26 de novembro. 

Neste período, os postos de vacinação de todo o País estarão preparados para intensificar a imunização da população. A ação pretende incentivar que os 21 milhões de brasileiros que não tomaram a segunda dose da vacina procurem os postos e completem o ciclo. O objetivo é atingir as pessoas que estão aptas a tomar a dose de reforço. Cerca de 9,3 milhões de pessoas já podem reforçar a imunidade contra a doença com uma terceira dose. 

Publicidade

LEIA TAMBÉM

AVANÇO

Na região Covid-19 que abrange 14 municípios do Vale do Rio Pardo, são três os que já têm mais de 90% da população adulta com o esquema vacinal completo. Mato Leitão é o município que ocupa o primeiro lugar no ranking, com 93,5% de pessoas totalmente vacinadas. Em segundo vem Pantano Grande, com 92,6%. Em terceiro, o município de Vale Verde, com 90,3%. Os dados foram divulgados pela Secretaria Estadual da Saúde. No Estado já são 236 municípios com mais de 90% da população adulta totalmente vacinada, considerando duas doses ou dose única.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.