Coronavírus

Santa Cruz amplia quarta dose da vacina contra a Covid-19 e bivalente; confira

Santa Cruz do Sul amplia, a partir desta terça-feira, 28, a vacinação contra a Covid-19. Será disponibilizada a quarta dose da vacina (segundo reforço) para pessoas acima dos 35 anos – até então, a idade corte era de 40 anos. É necessário ter completado quatro meses da aplicação da terceira dose. Assim, a quarta dose estará disponível para trabalhadores da saúde; pessoas entre 18 e 34 anos com comorbidades; e pessoas com 35 anos ou mais sem comorbidades. Para acessar a lista de comorbidades, clique aqui.

Também nesta terça-feira haverá novidades na aplicação da vacina bivalente contra a Covid – que protege da cepa original do coronavírus e da ômicron. Para recebera a vacina bivalente, é necessário ter ao menos duas doses da vacina monovalente e ter completado quatro meses da última aplicação. Esta dose será aplicada em pessoas vivendo e trabalhando em Instituições de Longa Permanência a partir dos 12 anos (ILPI e Residência Inclusiva); pessoas com 70 anos ou mais; e pessoas imunocomprometidas (a partir de 12 anos de idade).

LEIA MAIS: Segundo reforço da vacina contra a Covid-19 reduz ainda mais o risco de morte pela doença

Publicidade

Documentos

Para receber a vacinação, é preciso apresentar a carteira de vacinação e um documento com CPF. Para alguns casos, outros documentos são necessários. Para trabalhadores da saúde ou de ILPIs, é preciso apresentar algo que comprove vínculo empregatício ou atividade profissional. No caso de comorbidades ou pessoas imunocomprometidas, será solicitado documento que comprove a situação de saúde.

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz deve receber nova remessa de vacinas bivalentes nesta quarta-feira

Imunocomprometidos

São consideradas pessoas imunocomprometidas:

Publicidade

  • Pessoas transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea;
  • Pessoas vivendo com HIV (PVHIV);
  • Pessoas com doenças inflamatórias imunomediadas em atividade e em uso de corticoides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias;
  • Crianças: doses de prednisona, ou equivalente, ≥ 2 mg/Kg/dia por mais de 14 dias até 10 Kg;
  • Pessoas em uso de imunosupressores e/ou imunobiológicos que levam à imunossupressão.
  • Pessoas com erros inatos da imunidade (imunodeficiências primárias);
  • Pessoas com doença renal crônica em hemodiálise;
  • Pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses;
  • Pessoas com neoplasias hematológicas.

LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE O CORONAVÍRUS

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.