Santa Cruz do Sul amplia, a partir desta terça-feira, 28, a vacinação contra a Covid-19. Será disponibilizada a quarta dose da vacina (segundo reforço) para pessoas acima dos 35 anos – até então, a idade corte era de 40 anos. É necessário ter completado quatro meses da aplicação da terceira dose. Assim, a quarta dose estará disponível para trabalhadores da saúde; pessoas entre 18 e 34 anos com comorbidades; e pessoas com 35 anos ou mais sem comorbidades. Para acessar a lista de comorbidades, clique aqui.
Também nesta terça-feira haverá novidades na aplicação da vacina bivalente contra a Covid – que protege da cepa original do coronavírus e da ômicron. Para recebera a vacina bivalente, é necessário ter ao menos duas doses da vacina monovalente e ter completado quatro meses da última aplicação. Esta dose será aplicada em pessoas vivendo e trabalhando em Instituições de Longa Permanência a partir dos 12 anos (ILPI e Residência Inclusiva); pessoas com 70 anos ou mais; e pessoas imunocomprometidas (a partir de 12 anos de idade).
LEIA MAIS: Segundo reforço da vacina contra a Covid-19 reduz ainda mais o risco de morte pela doença
Publicidade
Documentos
Para receber a vacinação, é preciso apresentar a carteira de vacinação e um documento com CPF. Para alguns casos, outros documentos são necessários. Para trabalhadores da saúde ou de ILPIs, é preciso apresentar algo que comprove vínculo empregatício ou atividade profissional. No caso de comorbidades ou pessoas imunocomprometidas, será solicitado documento que comprove a situação de saúde.
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz deve receber nova remessa de vacinas bivalentes nesta quarta-feira
Imunocomprometidos
São consideradas pessoas imunocomprometidas:
Publicidade
- Pessoas transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea;
- Pessoas vivendo com HIV (PVHIV);
- Pessoas com doenças inflamatórias imunomediadas em atividade e em uso de corticoides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias;
- Crianças: doses de prednisona, ou equivalente, ≥ 2 mg/Kg/dia por mais de 14 dias até 10 Kg;
- Pessoas em uso de imunosupressores e/ou imunobiológicos que levam à imunossupressão.
- Pessoas com erros inatos da imunidade (imunodeficiências primárias);
- Pessoas com doença renal crônica em hemodiálise;
- Pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses;
- Pessoas com neoplasias hematológicas.
LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE O CORONAVÍRUS
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade